Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Ouvidoria da Mulher promove palestra sobre voto feminino

Ouvidoria da Mulher promove palestra sobre voto feminino

por Camila Reis publicado 21/02/2022 16h13, última modificação 21/02/2022 16h13

Celebrando o Dia Nacional da Conquista do Voto Feminino no Brasil, a Ouvidoria da Mulher da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim realizará no dia 24 de fevereiro, às 12h, no Plenário “Elias Moysés”, palestra com o tema “A importância da mulher na política”, proferida pela presidente do Instituto Mulheres no Poder, Flávia Cysne.

O vereador e ouvidor da mulher na Câmara Paulinho Careca (PSB) contextualiza a data: “Em 1932 o voto feminino foi assegurado no Código Eleitoral Provisório, após intensa campanha nacional pelo direito das mulheres ao voto - longa luta iniciada antes mesmo da Proclamação da República. Em seguida, esse direito foi aprovado parcialmente, sendo permitido somente às mulheres casadas e às viúvas e solteiras que tivessem renda própria. Em 1934, as restrições ao voto feminino foram eliminadas do Código Eleitoral, embora a obrigatoriedade do voto fosse um dever masculino. Finalmente, em 1946, a obrigatoriedade do voto foi estendida às mulheres”.

O evento poderá ser acompanhado de forma presencial, respeitando a ocupação e distanciamento necessários no plenário, ou através do canal do YouTube da Câmara.

Programação:

12h – Palestra

13h – Lançamento da programação da “Semana da Mulher 2022” da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim