Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Outubro Rosa e Novembro Azul: médicos são homenageados

Outubro Rosa e Novembro Azul: médicos são homenageados

por Célia Ferreira publicado 03/11/2021 18h29, última modificação 03/11/2021 18h29

Os médicos do setor de Oncologia do Hospital Evangélico Sabina Aleixo e José Zago Pulido foram homenageados nesta terça-feira (03) pela Câmara Municipal. Segundo o proponente da homenagem, vereador Paulo Grola (PSB), além do profissionalismo, os dois demonstram grande engajamento nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, ajudando a divulgar a importância da prevenção contra o câncer e ajudando a salvar mais vidas.

Sabina Aleixo agradeceu a homenagem e informou que, em 2020, com a pandemia, mais de um milhão de mulheres deixaram de fazer mamografia, prejudicando o diagnóstico precoce de câncer de mama, que é o mais frequente na população feminina. Segundo ela, o diagnóstico precoce e a prevenção conseguem curar 95% dos casos, e todas as mulheres a partir de 50 anos têm direito a fazer o exame. “Devemos todos trabalhar para aumentar o combate ao câncer de mama em Cachoeiro, melhorando as condições da atenção primária no município”, afirmou.

José Pulido também defendeu a luta pelo acesso dos pacientes à saúde. “Ter o direito não é ter garantia”, disse. Segundo ele, os vários eventos das duas campanhas em outubro e novembro tentam levar informação e exames para a população. Este ano, no Novembro Azul, a expectativa é que sejam atingidos pelo menos 2.000 homens, ajudando-os a vencer preconceitos contra o exame. “O câncer de próstata tem 90% de curabilidade. Essa homenagem significa que estamos no caminho certo, e vamos continuar nosso trabalho na prevenção”, disse o médico.