Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Oferta de empregos na região sul é tema de palestra promovida pela Ouvidoria Legislativa

por Célia Ferreira publicado 18/04/2024 14h43, última modificação 18/04/2024 14h43

O gestor do Sine Cachoeiro Hugo Rodrigues e o Subsecretário de Estado do Trabalho, Emprego e Geração de Renda Carlos Casteglione estiveram na Câmara nesta quinta-feira (18) para falar sobre a oferta de empregos no sul do estado. A palestra foi promovida pela Ouvidoria Legislativa, comandada pelo vereador Alexandre de Itaoca (PSB). “Esta casa está sempre aberta à parceria com o Sine. E, na Ouvidoria, temos um compromisso social com a criação de políticas públicas que gerem trabalho e renda para a população de Cachoeiro”, diz o Ouvidor.

Rodrigues iniciou a apresentação falando sobre o trabalho do Sine, com destaque para a oferta de vagas, habilitação ao seguro-desemprego e ações de qualificação profissional. Alguns dos cursos que chamam a atenção são o de Instalador de Placas de Energia Solar, em que os alunos recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 800, e o curso de Artesanato com Minerais e Rochas, dirigido especialmente a mulheres. “Uma das nossas missões é qualificar o trabalhador, pois sabemos que isso facilita o acesso ao mundo do trabalho”, avalia. Em breve, o órgão irá oferecer também oportunidades para a formação de pedreiros e metalúrgicos, entre outros profissionais.

Já a palestra de Casteglione destacou os aspectos institucionais do Sine, demonstrando como o órgão se insere no contexto das políticas públicas para fomentar o trabalho e a renda. Segundo ele, um dos principais objetivos do órgão é formalizar o emprego, aumentando o número de carteiras de trabalho assinadas. “Para isso, o Sine tem se dedicado a consolidar sua credibilidade junto aos empregadores, para que a oferta de vagas seja cada vez maior”, relata. O subsecretário também ressaltou as preocupações sociais, do Sine, como a inclusão no mercado de trabalho da população em situação de vulnerabilidade e pessoas com deficiência.

A vice-presidente do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Lucineia Vicente Caetano, prestigiou as palestras e declarou sua admiração pela atuação do Sine. “É um trabalho maravilhoso, que tem trazido renda para as famílias com a qualificação”, diz, informando que já concluiu muitos cursos oferecidos pela entidade. O vereador Mestre Gelinho (PL) também enalteceu as ações realizadas pelo órgão. “Muitas famílias já tiveram suas vidas transformadas por este trabalho”, afirmou. Fechando o evento, o presidente da Câmara elogiou a equipe que conduz o Sine e reiterou a parceria com a Câmara. “Estamos sempre prontos a ouvir e colaborar com os órgãos que promovem o desenvolvimento do nosso município”, disse o presidente.