Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / O que temos feito com nosso tempo?

O que temos feito com nosso tempo?

por Camila Reis publicado 03/08/2022 13h35, última modificação 03/08/2022 13h35
Primeiro DSS - Diálogo de Saúde e Segurança realizado pelo Grupo Innovar na Câmara de Cachoeiro abordou os impactos da saúde mental no ambiente de trabalho

Os técnicos em segurança do trabalho Joel Carlete e Kerly Cristina conversaram com os servidores da Câmara na manhã nesta quarta, 03, mas o assunto é importante para toda a população: os impactos da saúde mental na vida profissional e pessoal dos trabalhadores. “Nossa mente adoece sem a gente perceber e a qualidade do seu trabalho depende de como você está. Quanta coisa ruim pode nos acontecer quando estamos com a mente sobrecarregada demais para perceber?”, explicou Carlete.

A pandemia é comumente apontada como principal gatilho do aumento recente de diagnósticos de transtornos psicológicos, mas Kerly apontou que ela apenas escancarou uma realidade que já existia. “O crescimento da ansiedade se deve ao imediatismo de nossa sociedade, a sermos forçados a estar o tempo todo conectados e disponíveis”. Neste aspecto, o uso de redes sociais e aplicativos de mensagens para trabalhar e a falta de regulamentação de horários nos casos de homeoffice cria a sensação de estarmos disponíveis e conectados 24h por dia, dificultando o controle de nossa carga horária.

A orientação dos profissionais é planejar e usar nosso tempo com qualidade, tomando o cuidado de separar assuntos pessoais e profissionais para os horários pertinentes a cada um. “Precisamos nos desconectar do serviço quando saímos dele, assim como evitar levar problemas pessoais para o horário de trabalho”, pontuou Carlete.

Além disso, é importante respeitar nossos limites e criar válvulas de escape, sair da rotina, para aliviar a sobrecarga mental quando esta for inevitável: praticar esportes, participar de atividades sociais e religiosas, dedicar tempo exclusivamente à família e filhos são algumas das sugestões. “Podemos fazer coisas simples, como parar um pouco e respirar durante o expediente, cumprimentar as pessoas por quem passamos, mesmo sendo desconhecidos ou descer do ônibus dois pontos antes e caminhar um pouco mais ao ir para casa. Assim tiramos nossa mente da rotina e criamos mais proximidade com quem está ao nosso redor”, finalizam.

Atendimento

O Grupo Innovar oferece consultoria em medicina e segurança do trabalho e foi contratado, através de licitação, para atender a Câmara de Cachoeiro. Os DSS’s continuarão acontecendo de forma periódica, com temas e datas ainda a serem definidas junto com o setor de RH da Casa, atendendo às demandas que forem surgindo ao longo da consultoria. É importante a participação de todos - servidores, estagiários e vereadores – nos próximos encontros.

Quem tiver interesse ou sentir necessidade de acompanhamento psicológico ou outras orientações, podem procurar diretamente ao RH para intermediar os agendamentos. Não deixe de pedir ajuda nem de reportar situações que considere abusivas. Cuide da sua saúde mental!

DSS