Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Novembro Azul: "Qualquer pessoa pode salvar uma vida"

Novembro Azul: "Qualquer pessoa pode salvar uma vida"

por Camila Reis publicado 09/11/2023 10h41, última modificação 09/11/2023 10h41

Na manhã desta quinta-feira (09), a Ouvidoria Legislativa da Câmara de Cachoeiro, representada pelo vereador e ouvidor Alexandre de Itaoca (PSB), promoveu evento alusivo à campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata. O palestrante convidado foi o deputado estadual e médico especialista em oncologia Dr. Bruno Rezende (UB). 

Rezende lembrou a importância da realização dos exames recomendados para o diagnóstico precoce, tanto do câncer de próstata quanto outros tipos de tumores, como os de mama, mas reforçou que "autoestima e humanização são a base do tratamento, o amor". "Se eu acho que vou morrer, meus filhos vão ficar sozinhos, meu companheiro vai me largar, eu posso perder a cabeça. É o que acontece com os pacientes quando recebem o diagnóstico. Por isso, uma pessoa despreparada, ao não acolher com amor esse paciente, pode contribuir drasticamente para o tratamento não ter sucesso. Ao passo que aqueles que recebem amor podem ter chances muito maiores de cura", afirmou. 

Através da iniciativa "Irradie o bem", o médico convidou a todos para ser esse instrumento de acolhimento, de apoio, às pessoas que recebem o diagnóstico. Além disso, enfatizou a importância de manter um estilo de vida saudável como fator de prevenção e de tratamento: boa alimentação, prática de atividade física, proteção solar, dentre outros fatores. 

Novembro AzulNovembro Azul