Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Nota de Repúdio aos Ataques sofridos pela Advogada e Militante do Movimento Negro Fayda Belo

por Camila Reis publicado 01/06/2022 14h20, última modificação 02/06/2022 15h15

OUVIDORIA DA IGUALDADE RACIAL

OUVIDOR:VEREADOR ADRIANO PEREIRA VEREDIANO / MESTRE GELINHO

A Ouvidoria da Igualdade Racial da Câmara de Vereadores de Cachoeiro de Itapemirim-ES por meio do seu Ouvidor Vereador Adriano Pereira Verediano (Mestre Gelinho), vem através desta, manifestar repúdio as ofensas racistas direcionadas a advogada Dra Fayda Belo da Costa Gomes, fato esse ocorrido no dia 28/05/2022 onde a mesma palestrava em uma live, o evento titulado “NEGRITAR” em ambiente virtual.

O fato constituiu conduta racista e misógina que além de afetar a Dra. Fayda Belo, atinge também, toda população , em especial a população negra.

A Ouvidoria reitera sua profunda indignação com o ocorrido e acompanhará o caso para que todas as medidas legais, cabíveis sejam adotadas para a punição dos responsáveis.

Vereador Adriano Pereira Verediano /Mestre Gelinho

Ouvidor da Igualdade Racial

Cachoeiro de Itapemirim-ES, 01/06/2022

OUVIDORIA DA MULHER "LEONILDA GAVA BARROS"

OUVIDOR: VEREADOR PAULO SÉRGIO DE ALMEIDA / PAULINHO CARECA

A Ouvidoria da Mulher da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim vem a público manifestar repúdio ao episódio de injúria racial e violência contra a mulher praticado contra a advogada Fayda Belo, em participação como palestrante no Seminário Online sobre Música Negra ocorrido em 28 de maio de 2022.

Vereador Paulinho Careca

Ouvidor da Mulher

Cachoeiro de Itapemirim-ES, 02/06/2022

Ofício GV nº 05/2022 Comissão de Direitos Humanos, Assistência Social e Defesa do Consumidor

A advogada e militante Drª Fayda Belo, sofreu ataques racistas durante sua participação num seminário on-line de música negra, ocorrido no último sábado (28/05/22), realizado pelo sambista carioca Tunico da Vila.

Os indivíduos reproduziram sons de macacos e dispararam diversas falas discriminatórias direcionadas à palestrante.. Isso é crime e os responsáveis devem ser punidos conforme a lei prevê. Além da questão legal, a população não tolera e deve se colocar vigilante para abolir todo e qualquer tipo de discriminação.

A Comissão de Direitos Humanos, Assistência Social e Direito do Consumidor da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim-ES fortalece seu caráter humanista e fortalecedor das causas sociais em nosso município. Dessa maneira, repudiamos as agressões sofridas pela Drª Fayda Belo e apoiamos sua militância contra o racismo que, infelizmente, segue sendo um dos maiores, talvez o maior, dos problemas enfrentados pela sociedade brasileira.

Cachoeiro de Itapemirim-ES, 02 de Junho de 2022. Diogo Pereira Lube Vereador - PP

Nota de repúdio