Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Nota de pesar pelo falecimento de Dom Luiz Mancilha Vilela

Nota de pesar pelo falecimento de Dom Luiz Mancilha Vilela

por Célia Ferreira publicado 23/08/2022 15h40, última modificação 23/08/2022 15h43

A Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim lamenta profundamente o falecimento de Dom Luiz Mancilha Vilela, arcebispo emérito de Vitória. Mineiro de Pouso Alto, 80 anos, Dom Luiz deixa seu nome especialmente marcado na história de Cachoeiro, onde se notabilizou como bispo nomeado pelo Papa João Paulo II em 3 de dezembro de 1985, com ordenação episcopal ocorrida em 22 de fevereiro de 1986. Aqui permaneceu durante dezessete anos, quando foi nomeado arcebispo de Vitória, cargo que assumiu em 23 de fevereiro de 2003.

Em nosso município, trabalhou incentivando a comunicação impressa, investindo em uma emissora de rádio diocesana e na formação de padres para assumirem o comando dos veículos católicos. Era, ainda, autor de três livros: "Ore Comigo", "Nos Passos de Jesus" e "Vitrais, um hino a Deus Criador". Tendo o lema UT PASTOR PASCET (“Qual Pastor que apascenta” - Is. 40, 11), Dom Luiz era um verdadeiro homem de Deus, que velou por seu povo desde sempre, difundindo o Evangelho entre os capixabas.

CÂMARA MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM