Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Nota de Esclarecimento

Nota de Esclarecimento

por Camila Reis publicado 04/04/2024 08h35, última modificação 04/04/2024 08h47
Sobre entrevista em que o secretário Rodrigo Bolleli menciona existência de projeto de lei, na Câmara Municipal, destinando recursos para obras de drenagem

Atualmente não há, na Câmara, nenhum projeto de lei protocolado pela Prefeitura que faça menção explícita a qualquer obra de drenagem em qualquer ponto do município. No entanto, lembramos que, em 2019, a Câmara aprovou matéria autorizando a Prefeitura a contratar empréstimo no valor de R$ 85 milhões para utilizar em obras de infraestrutura, dos quais R$ 15 milhões seriam para obras de drenagem na cidade - sendo que, em 2021 foi realizada uma grande intervenção na Avenida Lacerda de Aguiar, do Posto Sena à Praça do Hospital Unimed, incluindo o exato trecho onde ocorreu o acidente, em que várias máquinas trabalharam por dias seguidos.

Sobre o novo projeto mencionado pelo Secretário, acreditamos que seja o Projeto de Lei 5/2024, em que a Prefeitura solicita à Câmara autorização para pegar mais um empréstimo, agora no valor de U$ 50 milhões, ou seja, cerca de duzentos e cinquenta milhões de reais, junto à Corporação Andina de Fomento, que é uma instituição com sede na Venezuela, para investir em obras de infraestrutura.

Ocorre que este projeto tem apenas trinta linhas, nenhum anexo explicativo, e não cumpre vários requisitos legais, ou seja, não traz nenhuma informação sobre quais são estas obras, em quantos anos este empréstimo vai ser pago, qual o valor das parcelas e qual o peso que essas parcelas teriam no orçamento do município. O projeto também não demonstra a idoneidade da instituição bancária e nem a capacidade do município para arcar com esta responsabilidade, até porque Cachoeiro já precisa pagar por outros empréstimos feitos no passado – será que teremos condições de arcar com mais um, sem comprometer os cofres públicos, sem prejudicar os serviços prestados à população?

Enfim, o projeto não traz informações indispensáveis para que a Câmara possa analisar se deve ou não autorizar o empréstimo. O que se sabe sobre a matéria foi apenas o que o Prefeito informou em reunião com alguns vereadores. Mas os dados precisam ser formalizados, para que os vereadores tenham certeza sobre o que estão votando. Não podemos dar um “cheque em branco” ao Prefeito, até porque isso seria totalmente ilegal.

Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim (03/04/2024)