Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Movimento Maio Amarelo alerta para as mortes no trânsito

Movimento Maio Amarelo alerta para as mortes no trânsito

por Camila Reis publicado 03/05/2022 16h35, última modificação 03/05/2022 16h38

Com a abertura oficial da campanha Maio Amarelo de 2022, cujo tema nacional é “Juntos Salvamos Vidas”, esteve na Câmara na sessão ordinária desta terça, 03, a equipe da prefeitura responsável pela ação. Foram distribuídos laços amarelos e materiais educativos entre os presentes e Paulo Bento, gerente de educação de trânsito, foi quem subiu à tribuna para falar sobre a iniciativa.

O movimento Maio Amarelo, lançado pela ONU em 2014, tem  o objetivo de alertar a sociedade civil para os altos índices de mortes e feridos no trânsito. “Hoje cerca de 50 mil pessoas morrem no Brasil, por ano, vítimas de acidentes de trânsito. 90% deles acontecem por falhas humanas, 4% por defeitos mecânicos e 6% pelas más condições das rodovias. Por isso, desde 2014 fazemos palestras, visitas, panfletamos, vamos às escolas onde há grandes índices de atropelamentos”, explica Bento.

Segundo o educador, são dois os problemas principais em Cachoeiro: motociclistas e estudantes na saída das escolas, que não usam faixa e calçadas, correndo o risco de serem atropelados, como, por exemplo, na Escola Quintiliano Azevedo, no bairro Santo Antônio. “Vocês também podem e devem ser educadores de trânsito. Orientem seus filhos e todos que conhecem”.

Dentre todos os eventos da programação, foi feito um convite especial para o dia 11/05, às 11h, no Shopping Cachoeiro, onde o Departamento de Educação de Trânsito, juntamente com o Corpo de Bombeiros, fará uma simulação de resgate de motociclista acidentado. Juninho Corrêa (PL) apoiou esse tipo de iniciativa, exemplificando com ações realizadas na sua empresa, onde a demonstração real dos acidentes impactou mais as pessoas do que outras palestras educativas. “Parece que a gente só muda quando vê ou sente na pele o que acontece. Por isso é sempre importante mostrar uma situação real.”

Os vereadores que se manifestaram foram unânimes em elogiar e agradecer o trabalho de Paulo Bento. “Gostaria que o poder público voltasse os olhos para a importância do trabalho do Paulo, principalmente na educação de trânsito das crianças de Cachoeiro”, ressaltou Ary Corrêa (Patriota). Alexandre Maitan (DEM) lembrou que, vindo à Casa todos os anos, desde 2014, Paulo Bento “sempre respeitou à Câmara e aos vereadores”.

Paulo também colocou sua equipe à disposição dos vereadores caso queiram marcar uma palestra em seus bairros e localidades, iniciativa que Alexandre de Itaoca (PSB) informou já estar articulando. “falo da minha comunidade, mas isso deveria ser feito no Brasil inteiro. Vai ser uma honra recebê-lo em palestra para os nossos jovens”.

Aproveitando a oportunidade, Diogo Lube (PP) pediu que o departamento ajude a conseguir o reforço da pintura das faixas de pedestres “faixas visíveis são fundamentais para a educação no trânsito”. Brás Zagotto (Podemos) perguntou sua opinião sobre os quebra-molas e o uso de cinto de segurança. Bento afirmou, baseado em sua vivência no trânsito, que “o quebra-molas é arcaico, mas ainda é necessário” e que tem observado nas ruas o aumento de pessoas sem cinto de segurança dentro dos carros, principalmente no banco de trás, resultando em acidentes com lesões graves.

A programação da campanha pode ser acessada no site da prefeitura de Cachoeiro.

Paulo Bento Maio Amarelo Maio Amarelo