Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Moradores buscam debate sobre Plano de Manejo do Itabira

Moradores buscam debate sobre Plano de Manejo do Itabira

por Célia Ferreira publicado 06/09/2022 16h35, última modificação 06/09/2022 16h37

A Câmara recebeu nesta terça-feira (06) moradores da região do Itabira, já interessados em discutir os primeiros pontos sobre a criação do Plano de Manejo da área. A professora Dandara Dias de Oliveira e o técnico judiciário Marcos Fabre também defenderam a criação da Rota do Itabira, para fomentar o turismo na região.

A primeira audiência pública para elaboração do plano de manejo do Itabira aconteceu no último mês de junho, com a moradores da região do Itabira, empresários e representantes do Ministério Público, entre outros interessados. “Viemos pedir que o plano não seja votado antes que sejam resolvidos os problemas de infraestrutura da região, como a situação das estradas, energia elétrica, telefonia e coleta de lixo, por exemplo. É preciso que, antes, sejam dadas as condições mínimas de vida para os moradores”, afirmou.

Dandara relatou as dificuldades de sua família e vizinhos em relação a mobilidade e manejo da terra e da água, e ressaltou a importância de que o plano inclua a preocupação com ações educativas. “O que adianta a ação sem antes educar? Temos no Itabira muitos que sabem na prática o que é cuidar da terra e da água, mas lhes falta conhecimento teórico para avançar”, disse.

Já Fabre chamou atenção para a vocação turística do Itabira. “Temos trilhas, piscinas, fábrica de doces, produção de artesanato... No entanto, adultos e crianças de Cachoeiro vão à região das montanhas buscar exatamente o que temos aqui”, afirmou, destacando também o potencial local para ações de educação ambiental para crianças.

Os vereadores concordaram com representantes dos moradores e afirmaram que o Plano de Manejo será amplamente debatido com a comunidade, assim que for enviado á Câmara. "Vemos todo o potencial do Itabira, e sabemos que a legislação deve resguardar e promover ações que melhorem a vida dos moradores", afirmou o vereador Léo Cabeça (PDT).