Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Mês da Mulher: ex-vereadora abre programação falando sobre empreendedorismo

Mês da Mulher: ex-vereadora abre programação falando sobre empreendedorismo

por Celia — publicado 02/03/2021 16h55, última modificação 02/03/2021 18h19

A convite da Ouvidoria da Mulher da Câmara, comandada pelo vereador Alexandre Maitan (DEM), a advogada, ex-vereadora e ex-ouvidora legislativa de Cachoeiro Renata Fiório abriu nesta terça-feira (02) a programação do mês da Mulher na Câmara Municipal, falando sobre empreendedorismo.

Segundo ela, em Cachoeiro existem 12 mil microempreendedores registrados, e maioria é do sexo feminino. São 6.303 mulheres, que preferem atuar em áreas como costura, comércios de roupas, alimentação e beleza, mas também estão em áreas tidas como tipicamente masculinas. Por exemplo: no ramo do microempreendimento individual, as duas únicas empresas de aluguel de andaime, as duas de manutenção de equipamento têxtil e as onze lavanderias existentes na cidade pertencem a mulheres.

Ou seja, a mulher não tem medo de empreender e de se formalizar. O universo feminino quer investir e precisa ser valorizado”, afirmou a advogada. Renata mostrou ainda que a mulher do campo também empreende. Ela afirmou que dos 95 cadastros de feirantes e vendedores de hortifrutigranjeiros no município, quase metade são mulheres. “Isso demonstra que em todos os setores o empreendimento feminino é importante. Tanto que grandes empresas e instituições como Google e Sebrae não estariam empenhados em promover cursos para as mulheres empreendedoras”, afirmou.

Renata Fiório foi a primeira de uma série de mulheres que, durante o mês de março, participarão de todas as sessões, falando de temas específicos. Organizada pela Ouvidoria Legislativa, a programação segue no dia 09, com a delegada da mulher em Cachoeiro Edilma Luzia Barbosa de Oliveira Gonçalves e a presidente do Conselho Municipal da Mulher Marilene de Batista Depes; dia 16, com a advogada Fayda Belo da Costa Gomes; dia 23, com Márcia Cristina Fonseca Bezerra, secretária municipal de Desenvolvimento Social; e dia 30, com a jornalista Anete de Oliveira Lacerda, coordenadora da União Cachoeirense de Mulheres.

Homenagem RenataHomenagem RenataHomenagem Renata