Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Durante isolamento, vereadores aderem às lives

Durante isolamento, vereadores aderem às lives

por Celia — publicado 12/08/2020 12h50, última modificação 12/08/2020 13h04

Vereadores de Cachoeiro já estão aderindo à realização de lives, uma modalidade de comunicação direta com o público que tem feito muito sucesso em tempos de pandemia e isolamento social.  Em português, live significa “ao vivo” e, na linguagem da internet, denomina as transmissões feitas por meio das redes sociais, como Youtube, Facebook e Instagram. Diogo Lube (PP), Renata Fiório (PSD), Alexon Cipriano (Republicanos) e Edison Fassarela (PV) são alguns que já testaram e aprovaram esta nova forma de interação.

Educação Consciente

Lube, que é professor de história e coordena a Escola do Legislativo, realiza duas lives por semana no Instagram, com temas que considera importantes para a sociedade. “Procuro abordar assuntos relacionados a este momento de tantas incertezas, como empreendedorismo, educação remota e racismo”, diz.  Em breve, ele vai iniciar uma série com outros vereadores convidados, para falar sobre a atuação do Poder Legislativo. “Estamos usando as lives para promover uma educação consciente na pandemia, já que a necessidade de isolamento prejudicou o funcionamento da Escola do Legislativo”, esclarece.

Já a advogada Renata, vereadora e ouvidora da mulher na Câmara, está no momento realizando uma série de lives sobre a história de mulheres inspiradoras, para mostrar a luta pelo empoderamento da mulher e a necessidade de valorizar a figura feminina. Além disso, realizou também a quarta edição do Simpósio Simplifica Cachoeiro, que antes era presencial e, desta vez, conseguiu reunir virtualmente mais de 800 pessoas para falar sobre Educação em Tempos de Pandemia. “Isso é muito gratificante nas lives: ver que mais gente pode participar do debate, e todas têm a oportunidade de contribuir com alguma colocação, o que é fantástico para orientar a nossa ação legislativa”, comemora.

Comunidade na tela

A facilidade proporcionada à população para participar do debate é justamente uma das qualidades mais elogiadas nas lives.   “É uma maneira simples de falar diretamente com cada comunidade sobre assuntos importantes, que estão mobilizando a Câmara Municipal e o mandato dos vereadores.  E de ter o retorno imediato das pessoas, vê-las se manifestando, dando suas opiniões e sugestões sobre cada assunto”, elogia o presidente da casa, Alexon Cipriano (Republicanos). Ele já realizou lives sobre a  importância do trabalho dos líderes comunitários e dos vereadores, e, nesta quinta-feira (13), recebe no Instagram a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Marilene Depes, para debater o tema “Combate à violência doméstica é assunto para homem?”

Outro vereador que aderiu às lives é o veterano Fassarella. Até o momento, ele  tem priorizado o debate sobre a importância da ação dos líderes em vários setores e a necessidade de incentivar a formação de novas lideranças. Segundo ele, que nunca havia participado anteriormente de eventos pela internet, o retorno tem sido excelente. “É fantástico ver as pessoas na tela participando, debatendo e querendo dar sua contribuição”, afirma.

A programação das lives, com temas, dias e horários, pode ser encontrada nas redes sociais de cada vereador.