Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Laço Branco: campanha de mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres tem início nesta terça

por Camila Reis publicado 06/12/2022 14h20, última modificação 06/12/2022 17h48

A fachada da Câmara Municipal de Cachoeiro já exibe um enorme laço branco em alusão ao Dia Municipal de Mobilização dos Homens Contra a Violência à Mulher.

A campanha tem início nesta terça-feira (6), em cumprimento à lei municipal nº 7.994, de 30 de novembro de 2022, que institui para 6 de dezembro o Dia Municipal de Mobilização dos Homens pela Violência Contra as Mulheres.

Na quarta-feira (7), um evento organizado pela Ouvidoria da Mulher, marcará a data. O início será às 14h, com a apresentação da coreografia “Laço Branco” com os grupos Coletivo Viva de Dança e Feminino Plural Cachoeiro. Em seguida, o juiz de Direito da vara da Violência Doméstica, Miguel Maira Ruggieri Balazs, vai proferir a palestra de tema “Homens, vamos colocar um fim na violência contra as mulheres?”. O encerramento será com a adesão popular a um projeto de lei de autoria do vereador ouvidor da Mulher, Paulinho Careca, para a criação da Campanha Laço Branco no município. Todos os presentes poderão assinar como coautores do projeto. Na sequência, um certificado de participação será entregue aos presentes.

Espera-se, por parte da organização, uma participação masculina bem efetiva ao evento.  “Geralmente essas palestras recebem um público quase cem por cento feminino. Somos nós, os homens, os causadores de crimes contra a mulher, nós é que precisamos nos conscientizar contra os diferentes tipos de violência a elas”, explicou o ouvidor, ressaltando que teve o cuidado de direcionar os convites a vários segmentos masculinos da sociedade. São esperados também representantes da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, da  Amunes, da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa e da Associação das Câmaras Municipais do ES. "Nossa Câmara é pioneira no estado sendo a primeira a apresentar lei para esta mobilização e, além disso, a apresentar manifesto que está sendo encaminhado aos demais municípios", complementa Careca.

A LEI MUNICIPAL

O projeto de lei que inspirou a lei em Cachoeiro foi inspirado no Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, data instituída no Brasil através da lei nº 11.489/2007, que tem o objetivo de conscientizar, sensibilizar, envolver e mobilizar os homens sobre o importante papel que precisam desempenhar para colaborar com o fim da discriminação e da violência contra as mulheres.

A data foi escolhida em razão de um triste episódio: o Massacre de Montreal. No dia 6 de dezembro de 1989, na Escola Politécnica de Montreal, em Quebec, no Canadá, Marc Lépine, de 25 anos, armado com uma espingarda, atacou 28 pessoas, matando 14 mulheres e logo após cometeu suicídio. Antes de atirar contra as vítimas do sexo feminino, mandou que os 48 homens saíssem do recinto e deixou uma carta declarando que não aprovava a situação de mulheres estudando Engenharia, um curso tradicionalmente masculino.

O crime mobilizou a opinião pública, gerando amplo debate e dando origem a “Campanha do Laço Branco”, eleito como símbolo da luta dos homens pelo fim da violência de gênero e lema de jamais cometer um ato violento contra as mulheres e de não fechar os olhos diante dessa violência.

Laço BrancoCampanha Laço Branco