Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Juventude apela à Câmara sobre interrupção de eleição do conselho

Juventude apela à Câmara sobre interrupção de eleição do conselho

por Célia Ferreira publicado 16/08/2022 15h34, última modificação 16/08/2022 15h34

A Câmara recebeu durante a sessão desta terça-feira (16) membros de vários coletivos da juventude, que foram representados na tribuna da casa pela psicóloga Liliana Monteiro, membro do Conselho Estadual da Juventude.

Liliana explicou que os jovens foram à casa solicitar apoio na averiguação de fatos ocorridos durante a eleição para composição do conselho, ocorrida na véspera, de forma online. Segundo seu entendimento, a eleição foi fruto de “um longo diálogo com o poder público” e as inscrições ficaram abertas durante 30 dias.

No entanto, afirma, durante a escolha dos componentes, alguém, em nome da Coordenadoria Executiva de Cidadania e Direitos Humanos, interrompeu a eleição, de forma “ignorante e rude”, o que impediu a conclusão do processo. “Já estamos há dois anos sem conselho ativo, e queremos entender por qual motivo o voto da sociedade civil foi deslegitimizado”, afirmou.

O presidente Brás Zagotto (Podemos) afirmou que a juventude apelou ao local certo e pediu que a Comissão de Direitos Humanos da casa, presidida pelo vereador Diogo Lube (PP), tomasse a frente da questão. Lube solicitou que os jovens formalizem o pedido em um ofício, para que a comissão possa começar a apurar.