Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Junho Vermelho: Palestra na Câmara reforça importância da doação de sangue

Junho Vermelho: Palestra na Câmara reforça importância da doação de sangue

por Pammela Volpato publicado 09/06/2025 10h12, última modificação 09/06/2025 10h12

A Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim recebeu, na manhã desta segunda-feira (09), uma palestra especial sobre a importância da doação de sangue. A ação, promovida pela Escola do Legislativo, teve como objetivo conscientizar servidores sobre o gesto solidário que salva vidas todos os dias.

Quem conduziu a conversa foi a biomédica Nathália Mathias Buzatto, que trouxe informações valiosas e desmistificou dúvidas comuns sobre o processo de doação. De forma leve e didática, ela explicou quem pode doar, com que frequência a doação pode ser feita e como é feito o armazenamento e distribuição do sangue nos hospitais.

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Menores de 18 anos precisam de autorização escrita dos pais ou responsáveis. Homens podem doar a cada 60 dias, não ultrapassando quatro doações nos últimos 12 meses e mulheres podem doar a cada 90 dias, não ultrapassando três doações nos últimos 12 meses.

Ao final do encontro, a biomédica fez um apelo emocionado aos presentes: “Doar sangue é um ato de amor e responsabilidade social. Nunca sabemos quando nós ou alguém próximo vamos precisar. Cada doação pode salvar até quatro vidas. Então que todos vocês se sensibilizem e também levem essa mensagem aos seus amigos e familiares”.

A iniciativa faz parte das ações de educação cidadã desenvolvidas pela Escola do Legislativo da Câmara, que busca aproximar o poder público da população por meio de atividades formativas e campanhas de conscientização.

Para o presidente da Câmara, vereador Alexandre Maitan (União Brasil), a palestra cumpre um papel fundamental. “Trazer esse tipo de conteúdo para dentro da Câmara é uma forma de usar o espaço legislativo também como instrumento de transformação social. A doação de sangue é um tema que precisa ser falado, estimulado e praticado”.

A ação se soma à campanha nacional de incentivo à doação de sangue, que ganha ainda mais visibilidade no mês de junho com o movimento Junho Vermelho, voltado à sensibilização da sociedade sobre esse gesto de solidariedade.

 

Banco de Sangue do Hospital Evangélico

Endereço: Rua Anacleto Ramos, 55, Ferroviários

Funcionamento: Segunda a sexta-feira, de 7h às 16h e aos sábados de 7h às 11h

E-mail: hemoterapia@heci.com.br

Telefone: (28) 3526-6232 / 98803-4543