Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / José Paineiras é o Cachoeirense Presente de 2020

José Paineiras é o Cachoeirense Presente de 2020

por Celia — última modificação 23/06/2020 11h30

Este ano, a Festa de Cachoeiro será atípica, sem a realização de grandes eventos. Mas nem por isso o município deve deixar de comemorar a cidadania cachoeirense e de homenagear aqueles que prestam serviços importantes para a comunidade.

Com essa diretriz, a Câmara Municipal escolheu o professor, advogado e jornalista José Paineiras para receber o título de Cachoeirense Presente de 2020. A indicação da homenagem foi feita em março pelo presidente da Câmara, Alexon Soares Cipriano (Republicanos), e aprovada por unanimidade pelos vereadores.

“Paineiras é um patrimônio de Cachoeiro”, diz Alexon, ex-aluno de Paineiras e admirador de seu trabalho e também de seu ativismo no movimento negro e no Centro Operário. Segundo o presidente, a ideia de homenagear o professor com o título de Cachoeirense Presente surgiu em novembro de  2019, quando Paineiras esteve na Câmara para prestigiar a solenidade comemorativa do Dia da Consciência Negra. A motivação foi a grande expressão social de Paineiras e o brilhante trabalho que ele realiza em diversas frentes.

Coincidentemente, lembra Alexon,o mundo inteiro vive agora uma onda de protestos contra o racismo e por mais ações afirmativas. “Com certeza, pela sua militância no movimento negro capixaba, a escolha de Paineiras acaba por representar também a posição antirracista da Câmara e contra toda desigualdade. Vidas negras importam e são motivo de orgulho para a sociedade”, conclui o presidente.