Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Jornalistas indicam Irmã Otília para receber o Título de Cachoeirense Presente nº 1 de 2023

por Camila Reis publicado 11/04/2023 16h30, última modificação 11/04/2023 16h45

A convite do vereador Paulinho Careca (PSB), o jornalista Alessandro de Paula, responsável pelo portal de notícias Dia a Dia ES, veio à Câmara na sessão ordinária desta terça (11), acompanhado de representantes da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro, apresentar aos vereadores a indicação do nome da Irmã Otília para Cachoeirense Presente nº 1 de 2023.  “Há cerca de um ano e meio demos início ao projeto jornalístico ‘Bravas Mulheres’, que valoriza aquelas que têm história na nossa cidade, e a Irmã Otília foi uma de nossas homenageadas. Ela faz há mais de 60 anos o trabalho de visitação de todos os pacientes internados na Santa Casa, tendo interrompido esta rotina apenas no período da pandemia”

“Tentamos contato com ela por mais de um ano para contar sua história. Quando conseguimos, sua resposta foi que ‘sua vida não era digna de se contar’, porque fazia o mínimo, apenas aquilo que Jesus a pediu que fizesse. Por este exemplo é que ela deve ser homenageada. Abraçou e realizou sua missão, como todos nós deveríamos fazer. Sempre falo que a gente precisa fazer a diferença no mundo e ela faz, com sua timidez, humildade e simplicidade” narrou a também jornalista Anete Lacerda, responsável pela entrevista no projeto do portal Dia a Dia.

Segundo os convidados, este mês, Sebastiana Rodrigues Valadão, a Irmã Otília, completará 90 anos de idade, sendo mais de 60 dedicados à sua missão. Ela já chegou a ir ao hospital até quatro vezes por dia fazer suas visitas e, ainda hoje, vai a pé, pela manhã e à tarde, diariamente, sendo muito querida por pacientes e funcionários. Nas horas vagas, ela se dedica a trabalhos manuais, inclusive costurando os próprios hábitos até hoje. “Sabemos que outros nomes, também merecedores, podem ser indicados para receber esta honraria na Festa de Cachoeiro de 2023”, avaliou Alessandro, “mas, considerando que esta senhora já está com 89 anos, não sei se dá para esperar para homenageá-la nos próximos anos. Por isso pedimos que os vereadores avaliem nosso pedido com carinho”.

O vereador Pr. Delandi Macedo (Podemos) propôs aos vereadores acatarem à indicação de imediato. “As igrejas tem um papel fundamental na socialização. Não por acaso, temos três hospitais filantrópicos cuidados por instituições religiosas em Cachoeiro de Itapemirim e o trabalho da irmã é invejável”, afirmou. Vandinho da Padaria (PSDB), presidente interino da Casa, reforçou que, mesmo já havendo a menção de outro nome pelos vereadores, a indicação de Irmã Otília é muito bem vinda e será considerada quando a Mesa Diretora elaborar o Projeto de Resolução para a escolha do agraciado de 2023: “acredito que ela seja muito maior que esta homenagem, é mais do que merecido”.

Todos os anos, com votação e aprovação em plenário, os vereadores escolhem, dentre nomes indicados por algum dos parlamentares ou membros da sociedade organizada, a personalidade de maior destaque na comunidade cachoeirense para ser agraciada com o Título de Cachoeirense Presente nº 1. A honraria é entregue na Sessão Solene festiva da Festa de Cachoeiro, em junho.

Alessandro de PaulaIndicação Irmã Otília

Em março de 2023, Irmã Otília recebeu o Título de Mulher Cachoeirense