Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Inclusão: Câmara aprova contratação de profissionais de libras para transmissão de sessões

por Célia Ferreira publicado 01/03/2023 12h35, última modificação 09/03/2023 16h24

Mesa Diretora atual, responsável pelo projeto

As sessões plenárias da Câmara Municipal de Cachoeiro, transmitidas pelo canal do legislativo no Youtube, em breve passarão a ser traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), utilizada por pessoas surdas. A medida foi solicitada inúmeras vezes à Câmara, nos últimos anos, pela Associação dos Surdos de Cachoeiro de Itapemirim (Assurci), através de sua presidente Patrícia Brithes. E, na sessão desta terça-feira (28), os vereadores aprovaram projeto de lei da Mesa Diretora que autoriza a criação de dois cargos para a contratação de profissionais de Libras pela Câmara.

Esta é apenas mais uma de muitas medidas que estamos tomando em favor da inclusão, e vai beneficiar diretamente a comunidade surda de Cachoeiro, que há tanto tempo reivindica mais espaço no legislativo municipal”, diz o presidente da casa, Brás Zagotto (Podemos). Outra iniciativa inclusiva já colocada em prática pelo presidente são as obras de reforma arquitetônica para acessibilidade, incêndio e pânico do Edifício Juarez Tavares Matta, sede do Poder Legislativo, também solicitadas há décadas pela comunidade, especialmente pelas entidades representativas das pessoas com deficiência.

Na comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e Dia da Acessibilidade, realizada na Câmara no último mês de dezembro, José Antônio Souto Siqueira, em nome do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEPE), elogiou as obras de acessibilidade e o anúncio de contratação dos profissionais de libras pelo legislativo municipal. “Temos que aprimorar o sentido de participação do cidadão e dar visibilidade a politicas públicas que são importantes para todas as pessoas, inclusive as pessoas com deficiência. A intenção é valorizar o ser humano”, disse, na ocasião.