Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Inauguração Selita: a Câmara participou da história da cooperativa

Inauguração Selita: a Câmara participou da história da cooperativa

por Camila Reis publicado 06/10/2021 16h55, última modificação 06/10/2021 16h55

Na manhã do último sábado, 02, o legislativo municipal marcou presença na inauguração do novo parque industrial da Cooperativa de Laticínios Selita. Com mais de 80 anos de história e 1800 cooperados, é inquestionável sua importância para a economia de Cachoeiro e do sul do estado. Brás Zagotto (PV), presidente da Câmara, falou em nome dos demais vereadores parabenizando os cooperados e a diretoria pela obra, que impressionou pela qualidade e tamanho, confirmando que a cooperativa vem dando certo e só tem a crescer ainda mais. Além disso, sendo vereador desde 1994, Brás testemunhou pelo menos duas ocasiões em que a atuação da Câmara foi fundamental para ajudar a Selita a se desenvolver e, principalmente, se manter na nossa região.

Durante os pronunciamentos da sessão ordinária desta terça, 05, Brás relatou esses fatos: “Lá pelos anos 2000, com Juarez Tavares Mata na presidência da Câmara, recebemos aqui seu Zito, que era presidente da Selita. A cooperativa estava ruim das pernas, devendo, não tinha como pagar os impostos. A gente conversou com Ferraço, que era prefeito na época, e trouxe um projeto de lei pra cá dando incentivo fiscal. Em contrapartida, a prefeitura distribuía o Selitinho nas escolas e serviços sociais.  Isto foi importante para que a cooperativa se estabilizasse e voltasse a crescer”.

Mais recentemente, em 2018, já com Alexandre Bastos na presidência, a Câmara novamente foi procurada e atuou para ajudar a Selita. “Os impostos cobrados aqui estavam mais altos do que os concorrentes pagavam em cidades vizinhas, no estado do Rio de Janeiro. Isto fazia com que os produtos de fora chegassem com valor menor ao consumidor local do que os da Selita, que eram produzidos aqui. Fizemos um abaixo assinado e encaminhamos ao governador do estado, conseguindo equilibrar os impostos e impedindo que a cooperativa fosse se instalar no estado do Rio.”

Além de Brás, estiveram presentes na cerimônia também os vereadores Allan Ferreira (Podemos), Arildo Boleba (PDT), Pr. Delandi Macedo (Podemos), Juninho Corrêa (PL), Leo Cabeça (PDT), Leo Camargo (PL), Sandro Irmão (PSD), Vandinho da Padaria (PSDB) e Paulo Grola (PSB).

Selita Selita SelitaSelita