Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Homenagem a poetisas cachoeirenses fecham a Semana da Mulher da Câmara

Homenagem a poetisas cachoeirenses fecham a Semana da Mulher da Câmara

por Camila Reis publicado 11/03/2022 17h50, última modificação 11/03/2022 17h46

Nesta sexta, 11, a Câmara encerrou a semana da mulher com palestra e homenagens especiais alusivas ao Dia da Poetisa Capixaba, comemorado em 13 de março. Dr. Pedro Antônio de Souza, presidente da Academia de Arte-História-Letras Maria Antonieta Tatagiba, foi o palestrante do evento, promovido pela Ouvidoria da Mulher “Leonilda Gava Barros”.

A programação iniciou às 12h, com o MÚSICA PARA ELAS - Shows de voz e violão com cantores da Casa e Parceiros e sorteios de brindes no saguão do prédio. Em seguida, os convidados se direcionaram ao Plenário para a palestra, seguida da entrega das homenagens, sorteio de diversos brindes e coquetel de enceramento.

Com o tema: "Maria Antonieta Tatagiba - Primeira Poetisa Capixaba Editada", Souza contextualizou historicamente o período de sua breve vida - a poetisa faleceu aos 30 anos, no Sítio Histórico São Pedro do Itabapoana do século XIX. “Ela é a primeira poetisa capixaba que teve a sua produção poética publicada em livro. É também a única mulher que é patrona de uma cadeira da Academia Espírito Santense de Letras. Ela foi extremamente importante e reconhecida em vida”.

Foram entregues homenagens especiais pelo Dia Estadual da Poetisa Capixaba às poetisas cachoeirenses Simone Pacheco Lacerda, indicada pelo vereador Mestre Gelinho (PSDB), Sheilla Regina Lobato de Ataide Silveira, indicada pelo vereador Pr. Delandi Macedo (Podemos), Sara Lovatti, por indicação de Paulinho Careca (PSB), vereador e ouvidor da mulher na Câmara, e Josélia Azevedo Ferreira, indicada pelo vereador Paulo Grola (PSB). Todas as homenageadas receberam de presente do palestrante o livro Frauta Agreste, de Maria Antonieta.

Confira aqui mais fotos do evento: Palestra e homenagens pelo Dia da Poetisa Capixaba — CÂMARA MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Assista aqui a palestra: (139) Palestra: "Maria Antonieta Tatagiba - Primeira Poetisa Capixaba Editada" - YouTube

MARIA ANTONIETA TATAGIBA

Nascida em São Pedro de Itabapoana, Mimoso do Sul, em 1895, Maria Antonieta Tatagiba foi nomeada para dirigir uma das escolas mistas no município. Concluiu em 1916, no Ginásio Espírito-Santense, o curso de Humanidades. Publicou poemas e crônicas em jornais e revistas do Espírito Santo e também do Rio de Janeiro e foi uma das primeiras mulheres capixabas a reunir, em um livro, suas produções poéticas, sob o título “Frauta Agreste”.

A poeta capixaba Maria Antonieta Tatagiba, alcançou na década de 1920 um sucesso inimaginável para uma escritora. Seu nome consta no quadro de “Honra ao Mérito - Intelectualidade Feminina Espírito-Santense” publicado na revista “Vida Capichaba” em 1928.

Fonte: Encontro Estadual de Poetisas Capixabas será realizado em São Pedro do Itabapoana entre os dias 12 a 14 de março (portalmimoso.com.br)