Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Flamboyant da Câmara: árvore centenária volta a florir

Flamboyant da Câmara: árvore centenária volta a florir

por Pammela Volpato publicado 23/01/2024 13h40, última modificação 23/01/2024 13h40
Após serviço de limpeza e poda, árvore centenária segue preservada

Quem passa próximo à sede da Câmara Municipal de Cachoeiro já pode ver um colorido diferente… são as folhas e flores do centenário flamboyant, que estão renascendo! Após correr o risco de precisar ser cortado, o tradicional e belíssimo flamboyant que há anos enfeita a praça Jerônimo Monteiro, em frente à fachada da Câmara, está se recuperando. A árvore passou por um processo de tratamento, come limpeza e poda, e hoje já voltou a florir.

É muito gratificante ver essa árvore se recuperando. Daqui a alguns dias ela estará linda novamente, como sempre foi”, comemora o presidente do Legislativo, vereador Brás Zagotto (Podemos).

Em maio de 2022, a pedido da Câmara, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou um diagnóstico sobre as condições da árvore e concluiu que ela corria perigo de queda, devido a um grande buraco, feito por cupins em seu interior. Para evitar o risco a pedestres, veículos e ao próprio prédio da Câmara, um relatório preliminar do órgão recomendava o corte.

A notícia teve grande repercussão na cidade. Na época, representantes de entidades ligadas ao meio ambiente procuraram Brás, solicitando que fossem encontradas alternativas para evitar a supressão da árvore.

Sensível à preservação do meio ambiente e também ao valor histórico da árvore, Brás procurou uma empresa especializada, que pudesse salvar o flamboyant. “Felizmente encontramos uma solução eficaz e com um investimento baixo. Foi realizado um serviço de poda, retirada de erva daninha e cupins. Desta forma conseguimos preservar esse Flamboyant que é histórico, um verdadeiro símbolo do nosso município”, ressalta o presidente do Legislativo.

Sobre o flamboyant

Embora não existam registros oficiais sobre o seu plantio, acredita-se que o flamboyant da Câmara, como é conhecido, possa datar de 1903, quando o primeiro prédio público foi construído no local, já que uma foto feita anos depois registra uma árvore em crescimento no mesmo local. Outros acreditam que seu plantio ocorreu após a construção do prédio atual da Câmara, na década de 40, pois o tempo de vida médio dos flamboyants é de 70 anos.

O fato é que este flamboyant é uma árvore muito antiga, que praticamente se tornou uma marca da Câmara Municipal e um dos pontos de destaque do centro da cidade”, conta Brás, lembrando que, em 2009, o flamboyant foi uma das seis árvores de Cachoeiro que concorreu ao título de “Patrimônio Natural do Município”. A sua copa se destaque por abrigar outras espécies vegetais, inclusive orquídeas, e por uma grande variedade de pássaros.