Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Evento na Câmara comemora a conquista do voto feminino

Evento na Câmara comemora a conquista do voto feminino

por Camila Reis publicado 24/02/2022 17h23, última modificação 24/02/2022 17h23

Neste 24 de fevereiro de 2022 o Brasil comemora 90 anos da conquista do voto feminino no Brasil. Para celebrar a data, a Ouvidoria da Mulher “Leonilda Gava Barros”, da Câmara Municipal de Cachoeiro, promoveu a palestra “A importância da mulher na política”, proferida pela presidente do Instituto Mulheres no Poder Flávia Cysne.

O vereador Paulinho Careca (PSB), ouvidor da mulher na Câmara, agradeceu a todos os envolvidos no evento: “É uma honra muito grande estar representando a ouvidoria da mulher. Ouvi uma brincadeira, um comentário, de que na ouvidoria da mulher existe um ouvidor homem e isto é um alerta de que devemos trabalhar para aumentar o número de mulheres na política”. Renata Fiório, ex vereadora que foi a primeira a ocupar a função, também se manifestou: “Fico feliz porque a semente plantada dá frutos. Parabenizo o Paulinho pela coragem de assumir essa missão e continuar o combate à violência contra a mulher”.

Cysne iniciou a fala lembrando de Emiliana Emery, empresária de Guaçuí, que foi a terceira mulher do Brasil a ter direito de votar conquistado na justiça, ainda em 1929. “ Ela não aceitava ter mais deveres que direitos e dizia que só seria cidadã completa com título de eleitor na mão. Hoje somos 53% da população brasileira e ainda temos números de sub-representação na política capixaba, com média de apenas 10% dos cargos eletivos ocupados por mulheres. Precisamos mudar isso.”

Representantes de outros órgãos e entidades também puderam se manifestar. Ao final da palestra, a Ouvidoria divulgou a programação para a semana da mulher na câmara e apresentou modelo de camisa comemorativa à data. A gravação do evento está disponível no link: Palestra - DIA DA CONQUISTA DO VOTO FEMININO NO BRASIL - YouTube

palestra voto femininopalestra voto femininopalestra voto femininopalestra voto femininopalestra voto feminino