Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Epilepsia: pacientes sofrem com preconceito e falta de medicamentos

Epilepsia: pacientes sofrem com preconceito e falta de medicamentos

por Célia Ferreira publicado 26/03/2024 16h23, última modificação 26/03/2024 16h23

A Câmara Municipal recebeu, nesta terça-feira (26), Ana Paula Lemos, que falou sobre a importância da Semana Municipal de Conscientização sobre a Epilepsia, criada em 2022, pela lei 7974/2022, de iniciativa do vereador Osmar Chupeta (Republicanos). A data é comemorada sempre na semana que comporta o dia 26 de março.

Ana Paula sofre com a doença, que, segundo ela, ainda é alvo de muito preconceito. “Até mesmo os parentes não sabem exatamente como lidar com os pacientes. Por isso é importante a gente ter oportunidades para discutir este tema”, disse ela, informando que, neste momento, não há nenhum material nas unidades de saúde sobre o tema.

A paciente denunciou ainda que é comum a falta de medicamentos para a epilepsia na rede pública, especialmente os mais caros. Ela afirma ser comum que os pacientes busquem alternativas para conseguir os remédios, e faz homenagem ao saudoso Padre Rômulo, que auxiliava pacientes epilépticos, através da farmácia da Diocese.

A epilepsia é um transtorno cerebral crônico que provoca convulsões, o que pode parecer assustador para quem presencia as crises. No entanto, a doença afeta cerca de 10% da população mundial, e é responsável por 2% dos atendimentos de emergência.