Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Covid19: governador se reúne com vereadores e anuncia mais vagas

Covid19: governador se reúne com vereadores e anuncia mais vagas

por Celia — publicado 18/06/2020 16h30, última modificação 23/06/2020 11h38

Pacientes de Covid-19 terão a sua disposição já na próxima semana mais vinte leitos de UTI e quarenta de enfermaria, todos no Hospital do Aquidaban. A informação foi divulgada pelo governador do estado Renato Casagrande em reunião por videoconferência realizada com os vereadores de Cachoeiro no início da tarde desta quinta-feira (18).

A reunião foi solicitada pela Câmara Municipal, que aprovou por unanimidade requerimento dos vereadores Alexandre de Itaoca, Ely Escarpini e  Bráz Zagotto. Também participaram da videoconferência o prefeito de Cachoeiro Victor Coelho e o superintendente de saúde da região sul, José Maria justo.

Segundo o presidente da Câmara, Alexon Soares Cipriano, o agravamento da situação no sul do estado, onde a ocupação dos leitos para adultos aproxima-se de 100%,  está sendo acompanhada de perto pelo governador, e por isso a abertura já está programada para a próxima semana. No entanto, Casagrande ressaltou que a Central de Regulação de Vagas mostra que ainda há vagas disponíveis em outras regiões do estado, para acolher os pacientes capixabas, seja qual for seu município de origem.

Alexon esclarece ainda que a opção do governo pela abertura de novas vagas no Hospital do Aquidaban, em detrimento do uso de instalações particulares,  se dá pela decisão de manter estas vagas funcionando mesmo após o fim do período crítico da pandemia. No momento, o governo espera apenas a conclusão de ajustes técnicos para efetivar a ampliação dos leitos. O esforço demanda aquisição de equipamento e medicamentos, bem como o treinamento da equipe para o atendimento especializado em Covid-19.

A reunião deixou claro, segundo Alexon, que, assim como o governo, a população também precisa fazer a sua parte. “É necessário manter o distanciamento social, usar máscaras, evitar aglomerações. Devemos cobrar medidas do governo, mas sabemos que os recursos públicos são finitos. Se todos fizerem sua parte, voltaremos mais rapidamente à normalidade na saúde, na vida social e na economia. Temos que nos manter alertas e colaborativos”, finaliza Alexon.