Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / EDP: subestação de Safra será inaugurada em junho

EDP: subestação de Safra será inaugurada em junho

por Celia — publicado 25/05/2021 17h15, última modificação 25/05/2021 17h39

A convite do presidente Brás Zagotto (PV), membros da diretoria da EDP estiveram na Câmara de Cachoeiro nesta terça-feira (25), para falar sobre os novos investimentos que estão sendo feitos no município. Além de destacar a recente inauguração da nova sede da empresa na Avenida Jones Santos Neves, o gestor de serviços na região, Márcio Costalonga, anunciou também o início do funcionamento, previsto para junho, de nova subestação na Safra, que irá atender a 354 mil habitantes das localidades próximas.

“Esta obra irá proporcionar maior confiabilidade na operação e energia de qualidade para a região, atraindo mais empreendimentos, já que a energia elétrica é um dos principais insumos em qualquer tipo de investimento”, afirmou Costalonga. Segundo ele, a subestação ocupa 11 mil metros quadrados, atenderá a população de 354 mil habitantes, tem o custo de R$ 37 milhões e gerou 300 postos de trabalho.

Relatório

O gestor da EDP apresentou um breve resumo sobre a atuação da EDP no estado. Desde 2005, afirmou, a empresa investiu mais de R$ 3 bilhões no Espírito Santo, sendo metade nos últimos cinco anos e R$ 450 milhões em redes de distribuição no ano de 2021, quando ocorreu o maior investimento da história da EDP.

Os investimentos em responsabilidade social também foram expressivos, chegando a R$ 8 milhões nos últimos quatro anos. Apenas em 2021 foram alocados R$ 2,5 milhões em projetos de combate à Covid e R$ 1 milhão foram doados à Santa Casa para compra de insumos hospitalares. Também foram feitas doações para famílias indígenas de sete aldeias em Aracruz, norte do estado.

Questionamentos

Após a explanação de Costalonga, os vereadores apresentaram seus questionamentos sobre o atendimento aos usuários. Muitos vereadores fizeram reclamações e pediram informações e providência quanto à poda de árvores e queda de energia em suas regiões, entre eles Alexandre Maitan (DEM), Allan Ferreira (PODE), Eli Escarpini (PV), Léo Camargo (PL) e Marcelinho Fávero (PL). Costalonga pediu as informações por escrito e comprometeu-se a analisar cada situação.

Os vereadores Arildo Boleba (PDT), Delandi Macedo (PODE) e Paulo Sérgio de Almeida (PSB) pediram informações e providências para regiões que precisam de extensão ou melhoramento de rede, e também contaram com a boa receptividade do gestor da EDP. Já o vereador Mestre Gelinho (PSDB) pediu que projetos sociais de Cachoeiro sejam incluídos no plano de responsabilidade social da empresa, e, da mesma forma, Diogo Lube (PP) sugeriu que áreas que sejam fruto de invasões, especialmente Monte Líbano, possam ser brindadas com um projeto social as empresa que permita sua regularização fundiária. Os casos também serão analisados.

Por sua vez, o vereador Paulo Grola (PSB) chamou atenção para demandas relativas à eletrificação rural, solicitando mais transformadores para essas áreas. No entanto, Costalonga lembrou que mesmo que possua várias casas, cada propriedade tem direito a um transformador rural gratuitamente, e os outros precisam ser adquiridos e instalados pelos proprietários.

O vereador Sandro Irmão (PSD) perguntou sobre os procedimentos que proporcionem aos moradores carentes acesso a benefícios para o pagamento da conta de luz. Costalonga esclareceu que o primeiro passo é levar o número da inscrição no Cadastro Único para análise do caso. E Sebastião Ary Corrêa (Patriota) perguntou se há planejamento para a instalação de rede subterrânea em Cachoeiro. Segundo Costalonga, a implantação seria extremamente cara, custo que teria que ser compartilhado com todos os usuários capixabas.

EDP