Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Dra Márcia Fardim recebe Homenagem Especial pelos 40 anos de serviço à Cachoeiro

por Camila Reis publicado 04/04/2023 17h30, última modificação 04/04/2023 17h31

Com uma história de 40 anos de serviços públicos prestados à Cachoeiro de Itapemirim completados em março de 2023, a médica e ex-Secretária Municipal de Saúde Márcia Alves Fardim Novaes acaba de se aposentar e recebeu na sessão ordinária da Câmara desta terça (04) Homenagem Especial proposta pelo vereador Ely Escarpini (PV).  Márcia atuou como médica pediatra, no estado e no município, foi supervisora do Programa Mais Médicos do Governo Federal, e serviu à Superintendência Regional de Saúde, onde assessorou superintendentes, atuou também na função por seis meses e chefiou o  Núcleo de Vigilância em Saúde e o Núcleo de Regulação e Acesso.

Como Secretária Municipal, cargo que ocupou durante o primeiro mandado do ex-prefeito Carlos Casteglione, Márcia foi responsável pela implantação do Programa de Triagem Auditiva Neonatal Universal, da Central de Regulação do Município e do serviço Caps-AD, dentre outras realizações. “Esta homenagem é uma forma de agradecer por toda a sua contribuição à sociedade cachoeirense e desejar uma aposentadoria feliz”, registrou Escarpini.

Vários servidores que trabalharam com a médica ao longo desta trajetória fizeram questão de vir prestigiá-la pessoalmente, aplaudindo do plenário e participando das fotos. Usaram a tribuna para homenageá-la a assistente social Lilian de Souza Vieira, representando o Núcleo de Regulação, a subsecretária Marusca Mesquita, representando o Secretário Municipal de Saúde Alex Wingler, o Dr. Celso Gonçalves, que já foi assessorado por Márcia como superintendente regional de saúde, e o Dr. Luiz Augusto Bittencourt Campinhos, representando o curso de medicina da Faculdade Multivix.

Márcia agradeceu pela homenagem e registrou o quanto foi gratificante e desafiador atuar na gestão pública, em meio às dificuldades financeiras e tantas outras. “Nunca perdi a fé. Sempre disse que, se eu passasse pelos seis primeiros meses de mandato, eu conseguiria ir até o final e assim segui. Foi difícil, mas, rezando e confiando tudo passa. Consegui realizar bastante coisa durante meu mandato como secretária de saúde também porque tive uma equipe forte. Agradeço a Deus por me permitir finalizar mais um ciclo da minha vida que é esta aposentadoria!”. Por fim, também falou da importância da carreira como médica em sua vida:“Ser médico também é uma grande missão. Amo o que faço e aconselho aos mais jovens que escolham com cuidado o que farão da medicina, para que também façam com amor”.

Confira AQUI as fotos da homenagem.