Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Dia Nacional da Mulher: Palestrante pede mais espaço para elas na política

Dia Nacional da Mulher: Palestrante pede mais espaço para elas na política

por Camila Reis publicado 02/05/2023 15h56, última modificação 02/05/2023 15h56

A convite do ouvidor da mulher na Câmara, vereador Arildo Boleba (PDT), para registrar a passagem do Dia Nacional da Mulher, comemorado em 30 de abril, na Sessão Ordinária desta terça (02), a palestrante Dandara Dias de Oliveira falou sobre ‘Direitos das Mulheres no Brasil’. Dandara se identifica como professora de história, ativista da causa racista, mulher e negra do interior.

Citando mulheres importantes das lutas pelos diversos direitos da população, muitas vezes negligenciadas pela história contada por homens, Dandara abordou a evolução dos direitos das mulheres ao longo das décadas. Registrou, também, as diferenças salariais e de tratamento que as mulheres encontram ainda nos dias de hoje, mesmo após o direito a estar no mercado de trabalho ter sido conquistado há tanto tempo.

Em mais de um momento, a palestrante provocou aos vereadores e demais presentes sobre a ausência de mulheres parlamentares no município, evidenciando a falta de espaço para a fala feminina na sociedade: “Já se perguntaram, diante dos partidos de vocês, onde estão as mulheres? ‘No que eu posso contribuir para que essas mulheres também tenham uma oportunidade, equidade diante dos homens’?”

Ao final, convidou a todos para o Sarau de Lançamento do Livreto do projeto Secreta Luz, que acontecerá às 19h, no Centro Cultural Casa Carmô, no bairro Independência.  “Notaram que muitas escritoras cachoeirenses tinham textos próprios, mas sem oportunidade de publicá-los. Daí surgiu a ideia do livreto”, explicou. A publicação conta com crônica escrita pela palestrante.

Secreta Luz Boleba, Dandara e Gessyane

A palestrante recebeu Homenagem Especial. Foto: vereador Arildo Boleba, Dandara e a assessora da Ouvidoria da Mulher Gessyane Vieira.