Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Curva da Morte, estacionamento rotativo e retorno do 190: confira um resumo das falas de 10/08

Curva da Morte, estacionamento rotativo e retorno do 190: confira um resumo das falas de 10/08

por Camila Reis publicado 10/08/2021 18h21, última modificação 10/08/2021 18h21

Resumo dos Principais pronunciamentos

Sessão Ordinária do dia 10/08/2021

*Lembramos que a transmissão integral da sessão fica disponível no canal do YouTube da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim

Sebastião Ary Corrêa (Patriota)

Relatou que vem ouvindo insatisfação da população em relação ao estacionamento rotativo desde o começo do mandato. Uma das maiores queixas é sobre a demarcação de vagas ao redor dos hospitais e o vereador descobriu que o contrato do serviço não permite. Pediu que o presidente encaminhe ofício à secretaria responsável exigindo o cumprimento do contrato. Cobrou o repasse também do lucro do serviço aos hospitais, através do fundo da saúde. Pediu que os motoristas não sejam multados por ultrapassar sinal vermelho após as 22h por questão de segurança pública. Afirmou que está disposto a assinar CEI proposta por qualquer outro vereador, para apurar as irregularidades da empresa SQL, não fazendo questão de ser o autor do pedido, e que votará contra o veto do prefeito no PL do IPTU.  

Brás Zagotto (PV)

Registrou sua insatisfação com a situação da unidade de saúde do Vila Rica: Solicitou a contratação de mais uma equipe para dar conta da demanda de atendimento da unidade e foi informado pela secretaria que o local onde funciona atualmente não tem espaço para mais equipes. Dessa forma, pediu informações sobre a obra do novo posto, que foi promessa de campanha do atual prefeito, e recebeu resposta assinada pelo subsecretário Rodrigo de Almeida Boleli informando que o processo licitatório foi cancelado. Registrou pesar pelo falecimento da sra.  Viviane, que trabalhava na educação e tinha três filhos autistas, e agradeceu ao apoio dado pelos colegas das secretarias de educação e de desenvolvimento social nos cuidados com as crianças e com as providências de sepultamento.  Registrou a visita do dep. Manato a Cachoeiro, destacando o apoio que recebeu do parlamentar quando foi acolhido no Solidariedade e as diversas emendas conquistadas por ele para Cachoeiro. Informou que protocolou projeto de lei sobre o estacionamento rotativo estabelecendo prazo de 24h para pagamento do serviço antes de a multa ser homologada.

Mestre Gelinho (PSDB)

Lamentou boatos de que seria “vereador de um mandato só”, afirmando que cumprirá o prazo atual e poderá ser eleito para o próximo ou não, se for vontade de Deus e do povo, pois acredita que tem um propósito a cumprir.

Paulinho Careca (PSB)

Relatou conversa com caminhoneiro experiente que opinou ser um dos grandes problemas da serra de Soturno a falta de sinalização de conscientização, como há em outras rodovias do país. É uma ação paliativa, mas pode ser eficaz.

Osmar Chupeta (Republicanos)

Agradeceu por emenda parlamentar de R$40.000,00 que conquistou para a Santa Casa de Cachoeiro. Parabenizou aos advogados pelo dia comemorado em 11/08. Apoiou a solicitação de Allan sobre o atendimento do SAMU e 190 ser baseado em Cachoeiro. Lembrando que pediu ambulância para o Zumbi e foi negado. Homenageou com a Comenda Leopoldino Fonseca o Sr. Luiz Claudio Ferreira dos Santos.

Leo Cabeça (PDT)

Agradeceu pela fala de Paulinho Careca e registrou que todos os vereadores apoiam a causa da curva da morte. Cobrou o DER alguma solução para a serra Cachoeiro x Vargem Alta., relatando que apresentaram um possível projeto de tornar a curva uma reta, desconsiderando as diversas residências que existem abaixo da rodovia.

Paulo Grolla (PSB)

Criticou duramente as respostas dadas pelo DER em reunião sobre a estrada Soturno x Vargem Alta e a falta de crédito ao trabalho dos vereadores. Afirmou que o último acidente ocorrido foi um dos mais graves e que vidas salvas não tem preço. Elogiou o serviço da Corpus, que está em trabalho de limpeza em Soturno e agradeceu pelo trabalho da secretaria de obras.

Allan Ferreira (Podemos)

Disse que, em sua opinião, falta vontade política de resolver o problema da curva da morte, considerando que existem estradas mais extensas e perigosas nas quais se faz a caixa de brita e/ ou outras soluções. Relatou ocasião em que teve seu carro roubado, procurou socorro no posto de atendimento da PM e foi informado que só podia ser feito via 190, cuja central fica em Vitória. Outro cidadão também relatou demora de 45 minutos para o SAMU atender a um acidente em Cachoeiro, porque o 192 cai na Santa Casa de Vitória. Com isto defende o retorno das centrais de atendimento dos serviços de emergências para Cachoeiro. Há notícias de que voltarão, mas lembrou que em 2018 as mesmas notícias foram veiculadas e nada foi feito. Falou também sobre a falta de incentivos fiscais que faz com que a grande maioria das empresas prefira se instalar no norte do estado, em detrimento ao sul. Cedeu tempo de fala a Gutemberg Evangelista, que defendeu o PL 67/2021, que institui a Comenda João Tobogã destinada a quem se destaca no ensino da capoeira.

Marcelinho Fávero (PL)

Relatou visitas aos bairros Caiçara e Agostinho Simonato, onde foram constatadas diversas demandas. Visitou também o Gilson Carone, registrando que, mesmo com a retomada das obras de calçamento, muitas ruas ficarão de fora e a população pede pelo menos um paliativo. Também informou sobre o distrito de São Joaquim, onde haverá melhoria de vias com Revsol e solicitou à secretaria de esportes reforma da praça. Agradeceu pela instalação de quatro caixas coletoras de lixo na região do BNH/ Coramara. Prestigiou a reforma da unidade de saúde de Pacotuba.

Diogo Lube (PP)

Relatou visita ao bairro Boa Esperança, onde observou o problema recorrente em outros bairros de terrenos particulares abandonados. Fará indicação à prefeitura que realize o serviço de limpeza dos terrenos e cobre o valor do serviço dos proprietários. Mencionou o dia do estudante, comemorado em 11/08. Cobrou que funcione a lei federal que obriga a disponibilização de psicólogos e assistentes sociais nas escolas. Disse que fará o possível para disponibilizar um curso de formação política para a população de Cachoeiro, para evitar que acreditem em projetos inconstitucionais e pautas fantasiosas.

Pr. Delandi Macedo (Podemos)

Refletiu sobre a necessidade da democracia se sobressair nos debates. Apoiou a reivindicação dos demais vereadores sobre a necessidade de o estado resolver o problema da estrada Soturno x Vargem Alta. Sugeriu ao governo do estado o aproveitamento integral da Fazenda Monte Líbano, da qual parte já foi cedida para ao município para o depósito de Revsol. Pediu o direito de posse da área aos moradores que já estão estabelecidos na localidade e que cuidem para não haver mais invasões, priorizando a instalação de empreendimentos com incentivo fiscal na região.

Leo Camargo (PL)

Falou sobre as tragédias da curva da morte, alegando falta de comprometimento com a vida humana da parte do governo e dando apoio à luta dos vereadores da região. Pediu providências também sobre a ponte de Monte Líbano, que afirma ser uma tragédia anunciada.

Juninho Corrêa (PL)

Informou que o Dep. Manato vem fazendo uma caravana pelo estado apresentando diversos projetos para as regiões. “Não tem como falar de melhorias para o povo sem diálogo”. Disse que os vereadores foram os primeiros a serem procurados pela população quando houve o aumento do IPTU e que o problema vem se arrastando até hoje. Quer que o imposto seja revogado, mas que, se não for, que ao menos o prefeito garanta as emendas coletivas dos vereadores.