Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Cufa de Cachoeiro pede criação do Dia da Favela

Cufa de Cachoeiro pede criação do Dia da Favela

por Célia Ferreira publicado 03/11/2021 17h00, última modificação 03/11/2021 17h04

A coordenadora da Central Única das Favelas (Cufa) em Cachoeiro, Andressa Teixeira, esteve na Câmara na sessão desta terça-feira (03) pedindo a aprovação do projeto que cria o “Dia da Favela”, apresentado pelo vereador Sandro Irmão (PSD). Segundo ela, a data é comemorada em 4 de novembro e já existe oficialmente em outros municípios e estados, sendo importante para motivar a população da periferia, e levar a essas pessoas ações relacionadas à cultura, arte, educação e saúde, principalmente. “A favela é uma potência, não um lugar de carência”, afirma. Este ano, a entidade já irá realizar a comemoração da data em evento na Praça do Rotary, a partir das 17h00.

Andressa contou que ela mesma foi atendida pela Cufa de Vila Velha, em 2020, em um momento em que estava desempregada e desassistida. Por ter vindo morar em Cachoeiro, logo após ela foi convidada a coordenar o núcleo que seria aberto no município, o que ocorreu há menos de um ano. Hoje, o núcleo de Cachoeiro já atendeu a mais de 800 famílias cadastradas, em áreas críticas de bairros como Zumbi e Valão, entre outros, oferecendo cestas básicas, fraldas, botijões de gás, kits de higiene pessoal e outros produtos, adquiridos por meio de parceria com empresas.

Muitos vereadores elogiaram o trabalho da Cufa e anunciaram seu apoio ao projeto. Para Sandro Irmão, o trabalho social pode ser comparado a uma missão. “Ele nos mostra que o importante é servir ao próximo”, disse. Para Diogo Lube (PP), o Dia da Favela dará maior visibilidade à entidade, para que realize mais parcerias com o setor privado, e também lembrará que o poder público precisa atuar mais nessas áreas. “É importante sempre lembrar da periferia, e mostrar que o que ela precisa é de mais políticas públicas”, disse Lube.