Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Criador da bandeira de Cachoeiro é homenageado

Criador da bandeira de Cachoeiro é homenageado

por Célia Ferreira publicado 25/03/2022 12h40, última modificação 25/03/2022 17h04

Na sessão solene comemorativa da emancipação política do município, a Câmara de Vereadores homenageou Roberto Santana, criador do brasão e da bandeira oficiais de Cachoeiro.

Santana, que trabalhou muito tempo como desenhista e projetista na Fábrica de Cimento Nassau, contou que já havia se mudado para a Bahia quando foi informado pela irmã de que a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Cachoeiro estava realizando um concurso para a escolha da bandeira e do brasão do município.

Com dezenas de inscritos, o concurso foi finalizado em 25 de março de 1987, com a vitória de Santana. “É um motivo de orgulho muito especial para mim participar dessa forma da história de Cachoeiro”, disse, agradecendo a homenagem, cuja iniciativa foi do vereador e presidente da Casa, Brás Zagotto (PV).

Surra

Santana, acompanhado pela família, contou histórias de sua infância na cidade, que emocionaram e divertiram os presentes. Entre elas, revelou que era amigo de Roberto Carlos, com quem estudava no Colégio Cristo Rei, e estavam juntos quando o hoje cantor perdeu uma perna em acidente na linha férrea. Como tinham o mesmo nome, os pais de Santana foram informados de que o acidentado era o seu filho. Após desfeita a confusão, ainda assim levou uma surra do pai, pelo risco que correu. Outra lembrança que ele dividiu com os presentes à sessão foram as partidas no campinho de futebol em Marataízes, no local onde hoje encontra-se o Edifício Carone, das quais Roberto Carlos também participava. “Ele ia pro gol, jogava as muletas para um lado e a bola para o outro. O cara não era brincadeira, sempre foi atentado”, riu.