Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Controle populacional de animais em situação de rua será tema de audiência pública na Câmara de Cachoeiro

por Pammela Volpato publicado 12/06/2023 16h40, última modificação 12/06/2023 16h41
O evento irá bebater a regulamentação do serviço móvel de castração, o castramóvel

Foto: Reprodução

Por iniciativa do vereador Paulinho Careca (PSB), que é membro da Comissão Permanente de Agricultura e Meio Ambiente, a Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim realiza na quinta-feira (15), uma audiência pública para debater o controle populacional de cães e gatos e a regulamentação do serviço móvel de castração, o castramóvel. O evento, que ocorrerá das 14h às 16h, contará com a presença de autoridades e representantes de entidades que atuam em defesa dos animais.

A audiência pública ocorre no Plenário Elias Moysés e deverá contar com a presença do deputado federal Evair de Melo, dos deputados estaduais Janete de Sá (PSB) e Allan Ferreira (PODE), o Ministério Público Estadual representado pelas Varas da Saúde e do Meio Ambiente, a 2ª Subseção da OAB-ES, o Sindicato Rural de Cachoeiro, a Prefeitura de Cachoeiro por meio de sua Gerência de Bem-estar Animal, além das ONGs de proteção animal e clínicas veterinárias que serão representadas na mesa de debate pela instituição Amakaxú, da protetora Selma Gomes.

Saúde pública

O vereador proponente do evento, Paulinho Careca (PSB), pretende iniciar os trabalhos apontando os projetos que já apresentou na Casa de Leis desde seu primeiro mandato, bem como as iniciativas que garantiram alguns direitos aos animais, como a alteração da lei municipal 7.054/2014, hoje amparada pela lei municipal 7.995/2022. O vereador considera que os pets em situação de rua são um problema de saúde pública.

Ele ressalta que pensar na castração é pensar em benefícios aos animais. “Melhora o comportamento do animal, evita a reprodução desenfreada e diminui a quantidade de animais nas ruas. Mas existe, ainda, muita omissão do Poder Executivo na causa animal. Daí fica essa luta, e a gente não consegue ajudar porque existem entraves burocráticos. Nosso objetivo aqui é explicativo e não de embate. Queremos mostrar porque é importante atuar, também, nesse tema”, declarou.