Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Consórcio dos Vales e do Café deverá ser retomado

Consórcio dos Vales e do Café deverá ser retomado

por Anete — publicado 19/11/2019 18h35, última modificação 20/11/2019 09h10

A retomada do Consórcio dos Vales e Café, atual Convention & Visitors Bureau, foi discutida na sessão da Câmara de Cachoeiro na terça-feira (19). A importância desse processo foi abordada pela assessora parlamentar do deputado estadual Marcos Mansur, Flavia Cysne, a convite dos vereadores Paulo César de Almeida, o Paulinho Careca, e Dário Silveira Filho, o Darinho da Saúde.

Designada pelo deputado para debater o tema com os municípios componentes desse grupo de trabalho, Flavia informou que o Consórcio foi constituído  em 2001, e em 2009 foi reestruturado como Instância de Governança da Região dos Vales e do Café, o que o tornou captador de recursos reconhecido pelo Governo do Estado.

A finalidade desse Consórcio é representar o conjunto de sócios que o integra em assuntos de  interesses comuns. “ Ele planeja, adota e executa planos, programas, projetos e medidas destinados a promover e acelerar o desenvolvimento sócio-econômico, turístico e histórico-cultural dos Municípios da Região dos Vales e do Café”, enfatiza Flavia Cysne.

Inicialmente formado pelos municípios de  Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul , Muqui, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte e Apiacá, atualmente é composto apenas pelos três primeiros, que cumpriram todas as exigências e condicionantes.

Para efetivação do Consórcio, várias ações foram desenvolvidas desde a sua implantação: visitas técnicas, profissionalização da entidade por meio da contratação de profissional técnica, elaboração do Plano de Desenvolvimento Territorial da Região , confecção do logotipo da Região, confecção de um vídeo institucional da Região dos Vales e do Café, utilizado nas escolas, em feiras, reuniões dos municípios.

Flavia Cysne destaca que além dessas ações, foram sinalizados 70 atrativos e empreendimentos turísticos  na Região e  capacitados e qualificados artesãos e empreendedores, com 1.860 horas em cursos e consultorias, com  cadastro de aproximadamente 50 empreendimentos, nos municípios de Cachoeiro, Muqui e Mimoso do Sul. Foram também disponibilizadas oficinas de Planejamento e Fortalecimento da Gestão do Turismo nos municípios da Região.

Segundo Flávia, foram também realizados projetos de uso e adequação em espaços turísticos em  cinco empreendimentos de Cama e Café no Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana e um empreendimento de pousada, bar e restaurante no Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana, um  empreendimento de Cama e Café em Muqui, Fábrica de Pios em Cachoeiro de Itapemirim e  Designer estratégico e ambientação dos objetos históricos, na Fazenda Santa Rita em Muqui, no prédio Câmara e Cadeia no Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana, na Sede do casarão da Fazenda União em Mimoso do Sul – Hospedagem e o Museu da Cachaça e do Café, bem como a restauração da Casa da Memória em Cachoeiro de Itapemirim.

“ Avaliando os caminhos trilhados nos últimos cinco  anos, temos a convicção de que muitos foram os acertos, mas que ainda há muito que transformar, aperfeiçoar, estruturar. Por isso precisamos reativá-lo.  O que queremos é abrir oportunidades, gerar as condições para que o turismo e a cultura no nosso Estado possam ser valorizados, difundidos, potencializados, salvaguardados, com a clara compreensão de fomentadores desse processo. E os senhores vereadores são importantíssimos nesse processo. Levaremos essa mensagem a todas as Câmaras da Região”, finalizou Flavia Cysne.

Fernanda Merchid Martins, Secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro, falou dos esforços do município pelo Consórcio, e falou da torcida para que ele volte a ser Instância de Governança. “ Ele é de fundamental importância e continuamos prontos a dar nossa contribuição para o sucesso dos trabalhos”.

O vereador Paulinho Careca, que participou de todas as reuniões de trabalho recentes para discutir a retomada do Consórcio, diz que a iniciativa é de fundamental importância porque pode incluir muitos produtores e produtoras da região dos Vales e do Café. “ Quando a articulação é feita e amplamente discutida, certamente o resultado trará benefícios para todos. A nossa expectativa é a melhor. Ganham os municípios e seus moradores e ganham os turistas. Há desenvolvimento econômico e social para todos”.