Confira um resumo dos assuntos dos discutidos pelos vereadores em 15/04
Resumo dos Pronunciamentos
Sessão Ordinária do dia 15/04/2025
Agradece à presidência da Casa pelo convite feito ao Diretor Presidente da Agersa, que veio à Câmara na última sessão prestar esclarecimentos sobre o contrato de concessão da BRK. Registra que, sendo garantido o amplo direito ao contraditório, a empresa poderá utilizar o mesmo espaço se assim quiser. Diz que os vereadores continuam recebendo o apelo de cidadãos cujas contas de água aumentaram muito e enfrentam demora de até duas horas no atendimento na empresa. Registra comemoração no último sábado do aniversário do pastor Adenilson, presidente da Assembleia de Deus Central e proprietário da empresa TecMetal. Denuncia que a BRK utiliza, sem pagar aluguel, área que a prefeitura cedeu ao IPACI.
Registra participação na caminhada de conscientização do autismo no último domingo, parabenizando a organização do evento e lamentando a notícia da criança autista, de oito anos de idade, que teve a vida tirada pelo pai. Diz que vai parar de falar da falta de medicação e insumos nas unidades de saúde quando forem providenciados. A UBS do Boa Vista, por exemplo, está sem álcool 70%, gaze, equipo, lâmina de bisturi e outros itens. Pede empatia dos servidores que atendem à população nas unidades de saúde e denuncia que criança autista, que deveria ter prioridade, foi deixada em último lugar para atendimento (Maitan, presidente, em aparte, manifesta apoio ao vereador e demais colegas que tem cobrado da administração municipal a resolução de demandas importantes da população, apontando os problemas e buscando soluções. “Não estarão sozinhos!”).
Fala sobre os cem primeiros dias de mandato, afirmando ser muito difícil ser vereador de perfil conservador, recebendo ataques de todos os lados. Pede apoio aos projetos de lei de sua autoria que buscam instituir a oração do Pai Nosso e o canto do Hino Nacional nas escolas do município. Discute a necessidade de intervenções sérias sobre o problema das pessoas em situação de rua, tema de audiência pública que propôs e acontecerá do dia 30/04, às 19h, no plenário da Câmara. Defende deputado do PL Gilvan da Federal, que vem sofrendo ataques por expressar sua “opinião pessoal” em fala que desejava a morte do atual presidente.
Pede que se tenha um olhar mais humano para as dificuldades da população, evitando que cidadãos busquem saídas erradas para sanar suas necessidades. Pede que a administração púbica seja mais enérgica com aqueles que estão cerceando a liberdade dos cidadãos, em virtude do uso de drogas e consequente prática de crimes. Lembra do vencimento da cota única do IPTU e que o cidadão pode pedir a revisão do valor caso acredite não ser compatível com seu imóvel. Informa que não estará presente na próxima sessão ordinária porque irá a Brasília em busca de recursos para a ampliação do Hospital Infantil. Convida para lançamento da obra no dia 09/05, às 10h. Agradece aos parlamentares que já estão encaminhando emendas e auxiliando a saúde do sul do estado.
Afirma que os primeiros cem dias de mandato foram de muita luta e muitas conquistas. Agradece ao secretário Ary Moreira pelo atendimento das demandas que tem apresentado, em várias regiões de Cachoeiro. Concorda com Alexandre de Itaoca que o vereador não tem o poder executor, pois foi subsecretário por quatro anos e, no cargo, podia atender as solicitações dos vereadores. Agradece pela elaboração de projeto e encaminhamento de recurso para construção de muro na Rua Carli de Oliveira Campos, no Monte Belo. Pediu recursos da Casa Civil, junto com vereador Thiago Rocha, para obra da quadra do bairro Nossa Senhora de Fátima. Convida para café da manhã com bate papo sobre Cachoeiro com o deputado Madureira no próximo dia 24, no Bom Gosto. Relata ter recebido pedido de socorro de um amigo sobre troca de horário de ônibus do São Luiz Gonzaga pela Flecha Branca e pede apoio ao PL 26/2025 que regulamenta o transporte alternativo em Cachoeiro.
Leonardo Pinheiro Dutra - Léo Cabeça (PSDB)
Agradece ao prefeito pela retomada das obras de calçamento no distrito de Soturno e secretário Ary pela atenção dada as demandas que apresenta. Chama a atenção para a quantidade de revsol estocada no município, que a prefeitura não consegue fazer a aplicação, enquanto a população da zona rural sofre sem melhorias nas estradas de chão. Cobra da prefeitura uma prestação de contas dos cem primeiros dias de mandato para poder justificar para a população as demandas ainda não atendidas.
Relata reunião no Alto Spirote na última quinta-feira, quando a comunidade agradeceu pelo empenho em não concretizar a APA e o prefeito se comprometeu e já entrou em contato com a EDP para resolver demandas da rede de iluminação pública e abastecimento dos imóveis, com o objetivo de fomento do turismo. Agradece à Semat pelo patrolamento e ensaibramento da Rua João Sasso e estrada no final do São Geraldo. Pediu à Semurb a retomada das ações para retirada do excesso de fios inutilizados nos postes de Cachoeiro.
Apoia Vitor Azevedo na iniciativa do debate sobre a BRK e Cel. Fabrício pela pauta das pessoas em situação de rua, citando o projeto Rede Abraço do governo do estado. Agradece pelo envio de profissional fisioterapeuta para o distrito de Conduru. Pede que sejam asfaltados os 16km de estrada de chão que ligam Conduru a Burarama, trecho importante para o escoamento de produção e para o turismo. Informa que haverá reunião com empresários locais e representantes do governo estadual e municipal que contará com cerca de 700 participantes.
Reuniu-se com Ferraço para discutir programação das equipes para manutenção das estradas rurais, indispensável para escoamento da produção cafeeira e de outros produtos agrícolas. Pede parceria com secretaria de meio ambiente e demais órgãos ambientais para adequação das saídas de água nos terrenos altos para evitar assoreamento das estradas quando houver chuvas. Aguarda autorização para desassoreamento de córrego de Itaoca. Denuncia que Corpus está deixando muito a desejar com a limpeza de Itaoca.
Sobre o serviço de limpeza pública, lembra que, no mandato anterior, o argumento do governo municipal para a “taxa de lixo” era a manutenção do contrato com a empresa Corpus, mas o que se vê é um mal serviço sendo prestado, com acúmulo de lixo e entulho em toda Cachoeiro. Pede ao secretário de trânsito para viabilizar a reabertura do acesso ao Hospital Infantil do Aquidaban pela Av. Bolívar de Abreu, conforme lei aprovada no ano passado.
Lê manifesto de feirantes que afirmam não receber os repasses da feira do servidor da prefeitura desde janeiro. O comunicado também despertou o vereador para o problema de que apenas os servidores que recebem até R$1500 de salário têm direito ao ticket, no valor de R$25 por semana, o que acaba excluindo os que recebem qualquer progressão de carreira e ultrapassam essa renda. Pede à secretaria de agricultura que mude a redação da lei para que mais servidores sejam contemplados e que regularize o repasse aos feirantes.
José Luiz Calegário “Galo” (PP)
Agradece secretário Ary Moreira pela operação tapa buracos nas Ruas Júlio Faccini e Ângelo Silvério. Parabeniza todos os cafeicultores pelo Dia Mundial do Café, comemorado em 14 de abril. Pede apoio no projeto de resolução que cria o Título Benemérito dos Cafeicultores.