Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Confira os assuntos discutidos na primeira Sessão Ordinária de 2024

Confira os assuntos discutidos na primeira Sessão Ordinária de 2024

por Camila Reis publicado 06/02/2024 18h55, última modificação 06/02/2024 18h55
Resumo dos Pronunciamentos dos vereadores na Sessão Ordinária do dia 06/02/2024

Resumo dos Pronunciamentos da Sessão Ordinária do dia 06/02/2024

Assista à transmissão completa da sessão no YouTube: (22) Sessão Ordinária - 06 de fevereiro de 2024 - YouTube

Osmar Chupeta (Republicanos)

Solicitou um minuto de silêncio pelo falecimento de Maria Firmino de Oliveira. Parabenizou a gestão da Casa pelas melhorias realizadas no prédio. Sugeriu que o bom trabalho do presidente Brás Zagotto fosse divulgado nas redes sociais, já que vídeos mentirosos e vergonhosos têm sido divulgados a respeito do mesmo. Esteve no bairro Agostinho Simonato no último dia 23, a convite da presidente da Ass. de Moradores, onde gravou vídeo pedindo iluminação e reforma da quadra, que foi encaminhado às Sec. Mun. de Esportes e de Obras. Achou falta de respeito os secretários municipais irem lá posteriormente assinar ordem de serviço sem convidar ao menos os representantes da associação, nem o vereador, não dividindo os créditos. Agradeceu à Agersa por atender a seu pedido, em nome da comunidade, e voltar a disponibilizar ônibus para o Rubem Braga. A mesma solicitação não foi atendida para a comunidade do Alto Eucalipto, onde as mães continuam descendo e subindo o morro, sob sol e chuva, para levar seus filhos à escola Quintiliano de Azevedo. Cobrou também, a pedido de comerciante, a limpeza do ponto de ônibus da Praça Jerônimo Monteiro.

Ely Escarpini (PV)

Registrou que protocolou indicações de serviço de poda de árvores no ponto de táxi da rodoviária de Cachoeiro, na Rua Salatiel, ao lado da creche do Basílio Pimenta, e na Rua José Vieira, no Vila Rica, além de muro de arrimo na Rua Marcolino de Novaes, no bairro Vila Rica. Sobre o muro, a prefeitura informou não ter verba suficiente para obra tão grande, mas sugeriu, e já ficou combinado, de solicitar emenda parlamentar ao Dep. Estadual Dr. Bruno Rezende para o ano que vem.

Pr. Delandi Macedo (Podemos)

Elogiou os avanços da Câmara na gestão atual, como a transmissão das Sessões via TV, além das obras de reforma e melhora de acessibilidade, tão importantes para melhor transparência do trabalho dos vereadores, em especial neste ano em que os ataques aumentam devido ao período eleitoral. Relatou ter ido pela manhã verificar a obra de macrodrenagem do Nova Brasília, junto com o prefeito. Informou que fez indicações, visando atender a diversos pedidos das comunidades, como a inclusão urgente de linha de ônibus para algumas ruas do Fé e Raça, que podem ser contempladas com micro ônibus, investimentos para melhoria da qualidade da água distribuída para a comunidade de Santa Clara e levantamento da grande quantidade de lâmpadas queimadas na região do Village da Luz, para que sejam substituídas com urgência quando iniciarem os serviços da PPP. Registrou pedido do presidente da associação de moradores por serviço de limpeza e conclusão da pavimentação de algumas ruas do bairro Rubem Braga. Visitou a quadra poliesportiva que está sendo construída no Novo Parque e falou da boa expectativa por sua inauguração.

Marcelinho Fávero (PL)

Deu as boas vindas aos novos assessores e toda a equipe de trabalho da Câmara. Desejou que haja respeito e prevaleça a verdade durante o exercício deste ano, último do mandato atual, quando haverá eleições municipais.

Rodrigo Sandi (Podemos)

Deu as boas vindas aos novos assessores do seu gabinete. Agradeceu Pr. Delandi pela oração do início da sessão. Afirmou que as pessoas costumam confundir recesso parlamentar com férias de vereador, mas tanto ele quanto os demais permaneceram atendendo à população e trabalhando durante todo o período. Contou a história da serpente e do vagalume para ilustrar que os vereadores são atacados porque ‘o brilho incomoda’.

Brás Zagotto (Podemos)

Agradeceu a cada um dos vereadores, nominalmente, pela confiança e trabalho realizado juntos até agora, quando estão no início do último ano deste mandato. Todos sempre apoiaram os trabalhos realizados em sua gestão na presidência, mesmo com os transtornos causados pelas obras de melhoria que estão sendo realizadas (reforma com inclusão de itens importantes para acessibilidade, como o elevador panorâmico, escada de incêndio e banheiros adaptados, contratação de intérpretes de libras para as sessões, melhorias em diversas salas e setores do prédio, aumento de estacionamento para os servidores, dentre outros). Reforçou que as obras estão todas pagas, todas as contas e fornecedores da Câmara estão em dia e, ainda assim, vem, a cada ano, devolvendo recursos ao município. No fim de 2023, esta devolução foi o que possibilitou a concessão de ticket alimentação extra, como abono no final do ano, para os servidores do Executivo. “Sinto-me grato e orgulhoso por tudo que Deus tem feito na minha vida. Críticas de oposição tem um montão, mas entram em um ouvido e saem por outro. São todos candidatos concorrentes”. Pediu que Deus abençoe a cada um dos vereadores, permitindo que saiam reeleitos do próximo pleito.

Leo Camargo (PL)

Elogiou a gestão do presidente Brás Zagotto e a toda a equipe. “quando a gente vê o dinheiro do povo bem aplicado, tem que parabenizar”. Pediu aos vereadores que aprovem seu pedido de convocação da secretária Lorena Vasques para esclarecimentos sobre flagra realizado pelo vereador em dezembro de 2023, de servidor utilizando carro do município para viagem particular ao Rio de Janeiro com a família. Requereu também à prefeitura que resolva o problema da grande quantidade de buracos nas vias do município e da falta de troca de lâmpadas da iluminação pública, contratando empresas para realizar os serviços. Registrou que os servidores do município podem contar com seu apoio em 2024 para lutar pelos seus direitos.

Diogo Lube (PP)

Solicitou minuto de silêncio por três cidadãos. Afirmou que a cidade precisa ser cuidada, não importa quem esteja no poder, e que o foco não devem ser as ‘pseudo verdades’ disseminadas contra quem trabalha, com o objetivo de manipular a população.

Leo Cabeça (PDT)

Agradeceu aos novos assessores, que aceitaram o convite para trabalhar no seu gabinete. Registrou que as chuvas intensas dos últimos dias evidenciaram lugares que têm problema há muito tempo e, gestão após gestão, acabam não sendo resolvidos. Um dos transtornos é o aparecimento de muitos buracos nas vias. Reconhece que, momentaneamente, neste início de ano, o serviço continuará atrasado devido à dificuldade de contratação de empresa na nova lei de licitações. Acredita que a cidade ficará esburacada pelo menos até final de fevereiro. Sobre iluminação pública, foi atrás do andamento da Parceria Público-Privada (PPP) que fará o serviço e acredita que, em breve, o problema será solucionado. Em aparte, Ely Escarpini informou que o Executivo começará o serviço em dez dias pelo bairro Zumbi.

Alexandre de Itaoca (PSB)

Disse que é necessário retomar a obra de Alto Moledo, tão necessária aos moradores e para o escoamento da produção industrial da região. Cobrou também a aplicação de revsol na estrada de Alto Moledo a Gironda, que foi informada pelo Dep. Theodorico Ferraço e não foi feita. Solicitou a disponibilização de profissional de odontologia para o distrito de Pacotuba, que está sem o serviço desde junho de 2023, e pediu que a secretária Lorena Vasques visite o distrito junto com ele, a pedido da comunidade, para verificar outras demandas porque, segundo ele, tem sido tratado com desleixo.

Paulinho Careca (PSB)

Registrou a gratidão pelo mandato e afirmou ter sido tocado pela oração da abertura da sessão feita por Pr. Delandi, quando lembrou que tudo quanto fizerem ‘deve ser para a honra e glória do Senhor’.  Por isso, reforçou que o papel fiscalizador é um dos mais importantes do vereador. Citou casos recentes que devem ser apurados: servidora do município que precisou devolver recursos por ter desviado tijolos de vidro para obra particular e repasse de R$20 milhões da BRK para a Agersa, para que o reajuste das contas de água não passasse pelo conselho tarifário. Neste caso, foi dito que os vereadores aprovaram o aumento das contas, o que não é verdade. Afirmou que, mesmo sendo acusado de estar fazendo apenas para aparecer, continuará defendendo os direitos do servidor do município, como não receberem há cinco anos o reajuste que está em lei. “Saiu no Diário semana passada a contratação de empresa por meio milhão de reais para servir lanche e afirmam que não têm dinheiro para os direitos do servidor”. “É denúncia atrás de denúncia e ninguém fala nada. Esta Casa tem que ter um posicionamento”.