Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Comissão de Agricultura recebe demandas de produtores

Comissão de Agricultura recebe demandas de produtores

por Camila Reis publicado 04/07/2019 18h00, última modificação 05/07/2019 14h54
Comissão de Agricultura recebe demandas de produtores

reunião CAF

Comissão de agricultura recebe demandas dos produtores da Feira do Servidor

Na tarde de hoje, 04, a Comissão de Agricultura e Meio Ambiente, presidida pelo vereador Elio Carlos Silva de Miranda, recebeu representantes da CAF – Cooperativa da Agricultura Familiar de Cachoeiro de Itapemirim, junto com produtores de embutidos e derivados suínos. Eles trouxeram demandas referentes à Feira do Servidor, como é conhecida a Feira Livre da Agricultura Familiar realizada semanalmente na Ilha da Luz. Nela o servidor municipal pode adquirir, utilizando o ticket feira fornecido pelo município, produtos frescos trazidos diretamente do campo para a cidade. O presidente da Câmara, Alexon Cipriano, também participou da reunião.

Arnaldo Permanhane, um dos produtores presentes, afirma que, devido ao crescimento de importação chinesa da carne de porco, o valor do produto no mercado local subiu cerca de 40%, o que aumentou muito o custo de produção dos embutidos e carnes beneficiadas vendidos na feira. “Temos um estudo que comprova que hoje o custo de produção de 1kg de linguiça é de R$18,00. Pela lei, os produtos vendidos na feira são tabelados pela prefeitura e não podemos repassar esse aumento ao consumidor final. Como o valor de venda do quilo da linguiça está R$15,00, já faz duas semanas que não vamos à feira. O servidor que quer comprar nossa carne reclama e as famílias que dependem dessa renda também estão prejudicadas”, explica Arnaldo.

Em contrapartida, há uma preocupação da CAF que o aumento do valor deste tipo de produto diminua as vendas dos demais hortifrutigranjeiros, visto que comprometerá um valor maior do ticket dos servidores, que atualmente é de R$15,00 semanais. Carlinhos Miranda afirmou que conversou com outros produtores e realmente há esta preocupação. A vereadora Renata Fiório, que também esteve presente na reunião, reforçou que “isto iria contra o princípio do projeto, que é fomentar a agricultura familiar”.

Como alternativa, a comissão, que nesta reunião também contou com a presença do relator vereador Brás Zagotto, propôs  convidar o Secretário Municipal de Agricultura para uma reunião na próxima quarta-feira, dia 10, no plenário da Câmara. “Teremos então três pontos para debater com a SEMAI: um é buscar esclarecimentos sobre a forma como é feito o reajuste do valor dos produtos, outro seria a possibilidade de criar uma cota para aquisição das carnes no ticket, para haver uma distribuição melhor entre todos os produtores, e o terceiro ponto seria buscar um espaço melhor para a localização da feira. A Ilha da Luz tem uma excelente infraestrutura para o produtor, mas há muita queixa dos servidores pela dificuldade do acesso. Trazer a feira novamente para perto do centro da cidade fomentaria as vendas também para outros públicos, como os comerciários. O produtor só teria a ganhar”, conclui o vereador Carlinhos Miranda.