Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Ciência e inovação: Câmara homenageia estudantes do IFES Cachoeiro que têm projeto selecionado em 1º lugar em concurso nacional

por Camila Reis publicado 16/03/2022 14h35, última modificação 21/03/2022 16h57

A convite do vereador Diogo Lube (PP), na sessão ordinária da última terça, 15, receberam Homenagem Especial da Câmara as estudantes do Campus Cachoeiro de Itapemirim do Ifes que tiveram projeto selecionado em primeiro lugar no programa POWER4GIRLS, promovido pela Embaixada dos EUA no Brasil e pelo Instituto Gloria.

O projeto aprovado é das estudantes Dullye Noleto Lima Teixeira, Julia Mattos da Costa e Kamila Almeida Gonçalves, que têm 16 anos e estão no curso Técnico em Mineração. O objetivo é fazer a reutilização do descarte inadequado da LBRO (lama do beneficiamento de rochas ornamentais) na produção de asfalto. “O produto da nossa pesquisa será muito mais barato e resistente que o asfalto comum por usar o rejeito de rochas ornamentais no lugar do piche, que pode derreter com o calor e gerar buracos nas vias. Além de tudo, é um projeto sustentável para o meio ambiente”, explica Dullye.

Lube faz o alerta: “Cachoeiro que é hoje, infelizmente, conhecida como a cidade do buraco, poderia muito bem repensar e investir nessas alternativas. As autoridades do município precisam dar atenção a um projeto importante como esse, que, se aprovado e se chegar a mercado, pode viabilizar um asfalto muito mais barato e sustentável”.

Power4girls é um programa da Embaixada dos EUA no Brasil e do Instituto Gloria que tem por objetivo impactar positivamente jovens que buscam uma oportunidade empreendedora. O foco do programa é o empoderamento de meninas por meio de estratégias voltadas para o empreendedorismo, inovação, criatividade e liderança – importantes competências para um mundo cada vez mais globalizado e desafiador. Saiba mais pelo site https://power4girls.com.br/