Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Campanha Maio Furta-Cor alerta sobre o cuidado com a saúde mental materna

Campanha Maio Furta-Cor alerta sobre o cuidado com a saúde mental materna

por Camila Reis publicado 17/05/2023 15h37, última modificação 17/05/2023 15h37

CAMPANHA MAIO FURTA-COR ALERTA SOBRE O CUIDADO COM A SAÚDE MENTAL MATERNA

O movimento em Cachoeiro é liderado pela Câmara Municipal e acontece simultaneamente em todo o Brasil e em outros 17 países, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar toda a população sobre o incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna.

Por: Lenilce Pontini - Assessoria vereador Paulinho Careca (PSB)

Considerado o Mês das Mães, maio ganhou visibilidade com a criação da Campanha Maio Furta-cor. O movimento, que acontece simultaneamente em todo o Brasil e em outros 17 países, tem como objetivo conscientizar e sensibilizar toda a população sobre o incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna.

No dia 31 de maio acontecerá uma Audiência Pública para Implementação da Lei Municipal Maio Furta-cor no município. Segundo a psicanalista e educadora parental, Luana Aguiar, representante oficial da Campanha Maio Furta-cor em Cachoeiro de Itapemirim, “a maternidade é um período de grandes mudanças hormonais e novas adaptações na vida da mulher e, sendo assim, com a sobrecarga de responsabilidades e a falta de apoio emocional, esse momento se torna um desafio para a saúde mental”.

“A saúde mental materna é uma questão que precisa ser amplamente discutida”, afirma o vereador Paulinho Careca (PSB), autor da lei aprovada na primeira semana desse mês de maio e organizador do evento, que acontecerá na Câmara Municipal de Cachoeiro. “É fundamental fornecer políticas públicas e programas para auxiliar as mulheres no período de gestação, parto e puerpério, pois essas fases propiciam o quadro de estresse, ansiedade e depressão”, complementou Careca.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão pós-parto atinge cerca de 15% das puérperas nos países desenvolvidos, e 19% nos países em desenvolvimento.

“Ações conjuntas entre as diversas áreas da saúde com toda a sociedade são fundamentais para fortalecer e promover a saúde mental das mães cachoeirenses”, afirma Luana Aguiar.

SERVIÇO:

AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI MUNICIPAL MAIO FURTA-COR

Data: 31 de maio de 2023

Local: Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim

Horário: 14h às 16h

Público-alvo: população interessada e profissionais das áreas de Psiquiatria, Neurologia, Psicologia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Educação Parental