Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara vai homenagear presbiterianos

Câmara vai homenagear presbiterianos

por Anete — publicado 17/07/2019 09h00, última modificação 17/07/2019 09h04

A Câmara de Cachoeiro concederá no dia 12 de agosto a Comenda Missionário “Ashbel Green Simonton”, que visa homenagear pastores, presbíteros ou missionários(as) que se destacarem no trabalho eclesiástico na Igreja Presbiteriana em Cachoeiro de Itapemirim.

A iniciativa foi aprovada nesta terça-feira (16), com a votação unânime de projeto apresentado pelo vereador Alexon Soares Cipriano (PROS), criando a homenagem. Ele ressalta que no dia 12 de agosto de 1862 foi fundada a 1ª Igreja Presbiteriana do Brasil pelo missionário que dá nome à Comenda.

Nascido nos Estados Unidos, Ashbel Green Simonton, após formar-se na Faculdade de New Jersey (atual Universidade de Princeton), teve uma experiência espiritual que o levou a ingressar no Seminário Teológico de Princeton. Foi ordenado em 1859 e, vocacionado para o trabalho missionário, chegou no dia 12 de agosto do mesmo ano ao Brasil, onde dois irmãos seus já haviam morado. No Rio de Janeiro, o Reverendo Simonton criou o jornal Imprensa Evangélica (1864), organizou o Presbitério (1865) e fundou o Seminário Primitivo (1867), no Campo de Santana.

“O cristianismo faz diferença no mundo e nada mais justo do que homenagear homens e mulheres que ajudam a melhorar a vida não apenas espiritual, mas também emocional e social. As igrejas têm feito trabalhos de inclusão muito importantes. O Reverendo Ashbel Green Simonton deixou seu legado e precisamos manter viva esta história de fé e comprometimento ”, destaca Alexon Soares Cipriano.