Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara vai construir Plano de Logística Sustentável

Câmara vai construir Plano de Logística Sustentável

por Celia — publicado 12/03/2020 16h55, última modificação 12/03/2020 16h58

A Câmara Municipal de Cachoeiro dará início, ainda este ano, à elaboração do Plano de Logística Sustentável (PLS), uma ferramenta de planejamento baseada em práticas de sustentabilidade e de racionalização das despesas e dos processos legislativos. “Queremos construir uma agenda de ações integradas e ambientalmente corretas”, diz o presidente da Câmara Alexon Soares Cipriano.

O anúncio foi feito após a realização da oficina “Câmaras Verdes” no legislativo municipal, na quarta (11) e quinta-feira (12). O evento, organizado e ofertado gratuitamente à Escola do Legislativo da Câmara pelo órgão de capacitação do Senado Federal Interlegis (Instituto Legislativo Brasileiro), abordou temas relacionados à sustentabilidade e acessibilidade, orientando os servidores participantes a realizarem diagnóstico de demandas e a elaborar o plano.

A instrutora da oficina Danielle Abub Pereira afirmou que o Senado estará à disposição para dar o suporte necessária à elaboração e implantação do PLS na Câmara de Cachoeiro. “Tivemos uma experiência muito produtiva, em que pude ver o comprometimento e engajamento dos servidores. Nossa intenção, com a oficina, é oferecer exemplo e motivação, para que cada câmara possa encontrar o seu caminho para uma gestão sustentável”, afirmou.

Ações já implantadas:

Na gestão da atual Mesa Diretora, a sustentabilidade tem sido um dos critérios na tomada de decisões. Veja algumas medidas:

_ coleta e destinação adequada de descartáveis recicláveis;  troca de torneiras antigas por novos modelos de pressão manual, com fechamento automático; uso de lâmpadas com sensor de presença em áreas comuns do prédio; troca do sistema de alimentação por pilhas dos microfones do plenário pela eletricidade; e os estudos para a substituição, parcial ou mesmo integral, da energia elétrica pela energia solar.

_ programa “Câmara sem Papel”, que prevê a digitalização de todos os documentos do legislativo municipal, desde sua fundação até hoje, e permitirá que daqui para frente todo o processo legislativo possa ser feito exclusivamente de forma eletrônica, sem o uso de papel. Implantação já em andamento e previsão de conclusão em maio.