Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara recebe novo superintendente da Santa Casa

Câmara recebe novo superintendente da Santa Casa

por Célia Ferreira publicado 13/07/2021 16h25, última modificação 13/07/2021 16h22



O novo superintendente da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro, Afrânio Emilio Carvalho da Silva, esteve na Câmara de Vereadores na última segunda-feira (12)  para uma reunião com os parlamentares. Afrânio é especialista em administração hospitalar e em auditoria na área de saúde, qualidade e hotelaria, e tem experiência de mais de 20 anos em gestão de hospitais filantrópicos.

O objetivo do encontro foi estreitar a relação do hospital com o Legislativo e pedir apoio dos vereadores para colaborar com a gestão, no sentido de articular recursos de emendas para a instituição junto à bancada estadual e federal. “Discutimos também sobre a necessidade de uma maior participação do poder público municipal no atendimento aos pacientes. Foi um encontro bastante positivo e a nossa expectativa é de que vamos caminhar juntos”, diz o superintendente.  

Convênios municipais

O presidente da Câmara, Brás Zagotto (PV), afirma que a reunião trouxe questões importantes para acompanhamento dos vereadores. A Santa Casa, lembra ele, assim como os demais hospitais filantrópicos da região, historicamente enfrenta dificuldades financeiras que somente podem ser amenizadas através das parcerias com o poder público. “Como sabemos, as prefeituras do sul do estado contam com as unidades da Santa Casa para atender seus munícipes, e, por isso, é fundamental que reajustem periodicamente os valores dos convênios que mantém com o hospital”, diz o presidente. Brás afirma ainda que os contratos mantidos com o governo do Estado também perderam cerca de 30% do valor e precisam de atualização.

Para tratar da mobilização junto às prefeituras, Brás conta que agendou reunião na próxima sexta-feira com o prefeito Victor Coelho, que é também presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes). “A saúde da população do sul depende da capacidade de atendimento da Santa casa. Por isso, a questão interessa diretamente a todos os prefeitos da região e ao governo, e os vereadores de Cachoeiro estão entrando de cabeça nessa mobilização”, afirma o presidente. A reunião com o governador do estado também já foi solicitada, mas ainda não tem data agendada.