Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara recebe convidados com demandas múltiplas

Câmara recebe convidados com demandas múltiplas

por Anete — publicado 29/10/2019 16h34, última modificação 29/10/2019 16h34

Na sessão da última terça-feira (29), os vereadores receberam a médica oncologista Sabina Aleixo e o representante dos fretistas que fazem ponto na Avenida Beira Rio, Romildo Batista de Oliveira.

A Drª Sabina falou das ações do Outubro Rosa e Novembro Azul e ressaltou a importância do apoio político para que os portadores de câncer tenham tratamento em tempo hábil, já que, segundo ela, atualmente da descoberta da doença até o início do tratamento, há uma demora muito grande que pode passar de um ano.

“ É preciso fazer valer o que prevê a lei, que estabelece que o primeiro tratamento pelo SUS deve se iniciar no prazo máximo de 60 dias após a assinatura do laudo patológico, ou em prazo menor, conforme necessidade terapêutica. Nós fazemos o que podemos, mas é preciso ir além. Contamos com o apoio dos senhores para que isso possa acontecer”.

Já Romildo, em nome da categoria dos fretistas, e a convite da vereadora Renata Fiório, manifestou preocupação em perder o ponto de trabalho com as obras previstas para a revitalização do calçadão e projeto da ciclovia na Avenida Beira Rio.

“ Ninguém nos comunicou sobre o assunto ou nos chamou para conversar. Queremos permanecer na Beira Rio porque já é ponto de referência para o nosso serviço. Estamos inclusive dispostos a pagar um valor justo por isso. E se formos removidos, que pelo menos fiquemos próximo ao centro”, apelou.

Alexon Soares Cipriano, presidente da Câmara, agradeceu a presença da oncologista, e elogiou o trabalho feito pela Casa de Apoio aos Portadores de Câncer, através dos seus voluntários, bem como pelos médicos no Hospital Evangélico, e afirmou a disposição dos vereadores em estar ao lado dos profissionais na busca de melhorias e atendimento digno  para todos os pacientes. “ Tomamos conhecimento do excelente projeto do Hospital do Câncer e nosso desejo é que ele possa suprir essas demandas reprimidas. Mas estamos à disposição para lutarmos juntos com vocês”.

Em relação aos fretistas, o presidente sugeriu que procurassem a Comissão de Mobilidade Urbana da Casa, e que reúnam os demais representantes da categoria para a busca de uma solução para o problema. “ Esta Casa estará sempre de portas abertas. Aqui é a casa do povo e essas preocupações podem e devem passar pela nossa tribuna”.

Homenagem Especial

Ainda na terça, foram homenageados Édipo Flausino, treinador de vários atletas de alto rendimento em Cachoeiro,  e o corredor Edson Moreira Dolores, que está entre os cinco melhores  na corrida de rua do Espírito Santo. A homenagem foi sugerida pelo vereador Wallace Marvila, que destacou a importância da prática do esporte para a manutenção da saúde e qualidade de vida.