Câmara recebe audiência pública da Defesa Civil

por Camila Reis publicado 21/10/2021 17h20, última modificação 21/10/2021 17h20

Nesta quinta (21) a Defesa Civil municipal realizou audiência pública no plenário da Câmara para debater o novo Plano de Contingência para Enfrentamento de Desastres. “O plano estabelece e organiza, de forma muito clara, as ações e responsabilidades de todos os órgãos em eventuais situações de desastre. É um documento da maior importância para Cachoeiro, para que o município aja, de forma rápida e eficaz, na prevenção e na mitigação de sinistros graves como enchentes e deslizamentos. Devido a isso, a participação popular é fundamental nas discussões sobre o tema”, explica o coordenador executivo da Defesa Civil de Cachoeiro, Elio Carlos Miranda. A audiência contou com a presença do Prefeito Municipal Victor Coelho, secretários municipais, servidores da Defesa Civil, os vereadores Pr. Delandi Macedo (Podemos), Ely Escarpini (PV), Vandinho da Padaria (PSDB), Leo Cabeça (PDT), Paulo Grola (PSB) e Sandro Irmão (PSD), dentre outros representantes da sociedade civil.

Higner Mansur, ex-vereador, distribuiu cópia de edição especial de sua coluna Conexão Mansur, publicada em janeiro de 2011, na qual aborda em detalhes a história das enchentes do Rio Itapemirim, suas causas e consequências “A história das enchentes vem do século passado. Esta coluna mesmo eu publiquei já faz dez anos. A minha decepção é que ainda não mexeram em nada”, desabafou.

De uma forma geral, a expectativa que é que o novo plano ajude a cidade a enfrentar os desafios que virão. “Não queremos que aconteça mais nenhuma catástrofe, mas, se acontecer, ficamos satisfeitos que haja esse plano. Assim, cada secretaria, servidor, comunidade, distrito, saberão o que fazer, quais as áreas de maior risco, as rotas mais rápidas de evacuação, quem acionar, e acredito que isto vai salvar vidas”, explica Leo Cabeça.

Defesa Civil Defesa CivilDefesa Civil