Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara realiza sessão de homenagens

Câmara realiza sessão de homenagens

por Anete — publicado 25/11/2019 18h25, última modificação 25/11/2019 19h15

A Câmara de Cachoeiro realizou sessão de homenagens na tarde de segunda-feira (25) . Foram concedidas as homenagens Aluno Nota 10, proposta pelo vereador Delandi Macedo, para estudantes das escolas municipais, do Doador Voluntário de Sangue, proposta pelo vereador Wallace Marvila, e o Título Benemérito José Soares da Silva, proposta pelo vereador Silvio Coelho Neto, a ser concedido a tabeliães e escrivães de cartórios notariais.

ALUNO NOTA 10

“Ao concedermos esse título de Aluno Nota 10 estamos valorizando o aluno, mas também a escola pública e o esforço dos estudantes, dos professores, dos diretores e de toda a equipe que trabalha e faz tudo acontecer. Parabenizamos aos alunos que aproveitam as oportunidades e esse momento, que entenderam a importância da educação para seus futuros. O conhecimento nos coloca em destaque. Busquem sempre o aperfeiçoamento. A hora é agora”, destacou o vereador Delandi Macedo.

DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE

O vereador Wallace Marvila diz que é doador de sangue e que este é um dos atos que considera muito importantes em sua vida. “ A homenagem ao Doador Voluntário de Sangue é justíssima e gostaria de fazer um apelo para que todos que puderem doem sangue. Esse ato não traz prejuízo nenhum para a saúde de quem doa. Quem já teve um familiar que precisou de sangue sabe a importância desse gesto de solidariedade. Ele pode salvar uma vida”.

O presidente da Câmara, Alexon Soares Cipriano, também destacou a importância do doador voluntário de sangue. “ O bem mais precioso, sem sombra de dúvidas, é o sangue, porque corre na veia de todos os povos, indistintamente, gerando vida. Corre na veia do rico, do pobre, no de pessoas de todos os credos religiosos. As pessoas doam sem saber muitas vezes quem vai ser beneficiado. Agradeço, em nome de todos os vereadores, a cada doador voluntário de sangue”.

TÍTULO BENEMÉRITO JOSÉ SOARES DA SILVA

O Título Benemérito José Soares da Silva, proposto pelo vereador Sílvio Coelho Neto, homenageou trabalhadores de cartório. Silvinho Coelho diz que José Soares trabalhou por décadas como titular do Cartório do 1º Ofício de Notas e todos que o conheceram sabem o quanto foi criterioso e zeloso no seu trabalho.

“ Os arquivos precisam ser guardados para a posteridade, porque com eles guarda-se a nossa história. Por isso o trabalho dessas pessoas é tão importante. Nós podemos olhar para o passado e saber o porquê de fatos do presente. Cada trabalhador merece essa homenagem. E José Soares também. Foi-se o homem, mas sua memória ficará para sempre”.

HOMENAGEM DESTAQUE FUNCIONAL

A Homenagem Destaque Funcional é concedida aos garis. O vereador Alexon Soares Cipriano,  presidente da Câmara, destacou que muitas vezes as pessoas não recebem o devido valor pelo trabalho que prestam, mas que não consegue imaginar a cidade sem o trabalho zeloso dos que a mantêm limpa e bem cuidada. “ Espero que facilitemos o trabalho desses homens e mulheres que cuidam de Cachoeiro por nós. Que joguemos o lixo no lixo. Essa é uma responsabilidade que também é nossa”.

O vereador Rodrigo Sandi parabenizou os garis e também elogiou o trabalho de todos eles, que torna Cachoeiro mais bonita e uma cidade mais agradável. “ Parabéns a todos vocês, que com dignidade e esforço cuidam muito bem da cidade, tornando-a muito melhor para toda a população. Que a população aprenda a reconhecer o valor de cada um de vocês, que merecem todo o nosso carinho”.

O professor, advogado e jornalista José Paineiras fez um relato histórico da situação dos negros no país e relembrou a colonização do Espírito Santo e da importância dos negros na construção das riquezas capixabas. Lamentou, contudo, que não tenham o reconhecimento que merecem por todo o trabalho que deram. " Muitos a maioria absoluta, ainda não possuem seu pedaço de terra, o que é uma injustiça histórica que ainda esperamos ver corrigida um dia".

COMENDA ZUMBI DOS PALMARES

A Comenda Zumbi dos Palmares é concedida a afrodescendentes.  “Estamos muito felizes por conceder essa honraria. Sabemos que nunca foi fácil porque a escravidão acabou, mas ainda sofremos discriminação e preconceito pela nossa cor da pele. Mas continuaremos resistindo e exigindo respeito. E momentos como esse são muito importantes”, enfatizou o Ouvidor da Igualdade Racial, vereador Rodrigo Sandi.

O professor, advogado e jornalista José Paineiras fez um relato histórico dos negros no país, e lembrou da importância do trabalho para o desenvolvimento do país e do Espírito Santo. " Com o nosso suor, construímos desde sempre a riqueza desse país. Infelizmente muitos de nós não tem um pedaço de terra. É uma injustiça que ainda temos a esperança de ver corrigida um dia. O país nos deve isso".

Clique aqui e confira as fotos do evento!