Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara pede retorno da Polícia Interativa

Câmara pede retorno da Polícia Interativa

por Anete — publicado 11/07/2019 11h06, última modificação 11/07/2019 11h06

 

A Câmara de Cachoeiro  realizou reunião com representantes  do Governo do Estado e do Município na noite desta quarta-feira (10) para discutir a possibilidade de implantação dos Conselhos Comunitários de Segurança e a retomada da Polícia Interativa em Cachoeiro. O encontro foi uma iniciativa do presidente da Casa, Alexon Soares Cipriano, que já esteve em Vitória para tratar do assunto.

Além do presidente, participaram do encontro os vereadores  Antônio Geraldo, Renata Fiório e Allan Ferreira, membros da Comissão de Ações Integradas de Segurança e Trânsito do Legislativo cachoeirense, e também os vereadores Brás Zagotto, Carlinhos Miranda e Edison Fassarella.

Participaram das discussões também representantes da Secretaria de Segurança, e Trânsito, Defesa Civil,  Sindicato Rural e Fammopoci. Representando o Governo do Estado e a Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social, Paulo Moraes, que destacou a importância da pauta. “É muito bom ver que o presidente desta Casa se antecipou e está reunindo os segmentos para preparar Cachoeiro para atuar através dos Conselhos Comunitários. Precisamos ouvir o que é interessante para os bairros e comunidades do interior e criar fóruns adequados a cada realidade. O Governo vai fazer o dever de casa. Cariacica receberá o  Fórum Piloto”.

Paulo Moraes enfatiza que a Secretaria Nacional de Segurança Pública está avaliando a implantação de  Fóruns de Segurança nos bairros, mas que o projeto ainda é embrionário. “Entendemos que o nome Conselho de Segurança intimida e afasta as pessoas. A nova nomenclatura, Fórum de Segurança, pode aproximá-las, e a  SESP vai à população explicar como será o funcionamento, para que alcancemos todos os locais”.

O presidente Alexon Soares Cipriano destacou que a intenção é reunir a Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Defesa Civil e outras forças em torno da implantação desses Conselhos, para que Cachoeiro tenha o suporte que já teve, e funcionou muito bem na década de 90, ideia apoiada por todos os participantes. “As comunidades eram parceiras da Polícia Interativa. Retomá-la é dar ao cidadão a sensação de segurança há muito perdida”.

Um dos pontos abordados, especialmente pelos vereadores,  foi o fato do telefone 190 ser atendido por pessoas que desconhecem a cidade e a realidade local, comprometendo a qualidade e tempo de atendimento,  colocando em risco a vida dos cidadãos.

 

ALGUNS PRONUNCIAMENTOS

 

Antônio Geraldo

A política atrapalhou a continuidade da Polícia Interativa, que estava no seu auge. Sem contar que estamos há quanto tempo sem concurso, com efetivo reduzido? Quantos policiais estão doentes e afastados? Quantos estão em serviços administrativos? Quanto mais rápido for criado o Fórum de Segurança, mais a população se sentirá respaldada. Do jeito que está, a Segurança está falida e, por mais que se faça, a sensação é de total insegurança.  E é preciso colocar para atender ao 190 uma pessoa preparada e que conheça Cachoeiro.

 

Renata Fiório

O Conselho Tutelar, Ministério Público e Defensoria Pública precisam estar no Fórum de Segurança de forma incontestável. Se não unirmos todos os esforços, não avançaremos. Estou satisfeita com essa discussão. Esse é o caminho. Ao contrário dos meus colegas, quando precisei do 190 fui atendida de forma muito rápida e eficiente.

 

Allan Ferreira

O 190 não funciona do jeito que está. Quando tomaram o meu carro, minha carteira, meu celular e meu cordão,  às 14h00,  perto do Cartório Eleitoral, quem atendeu o 190 não tinha noção do local que eu estava falando. É crucial que Cachoeiro tenha ao telefone gente que conheça o município. Hoje só existem cinco viaturas para atender 78 bairros e dez distritos. É preciso arrumar um meio para que isso seja resolvido urgentemente. E a Polícia Interativa e o Conselho ou Fórum de Segurança podem ser a solução.

 

Brás Zagotto

Recentemente o ladrão entrou na minha casa. Acordei com minha mulher gritando e ele com a arma apontada para o meu filho. Depois que ele saiu, ligamos para o 190 e a pessoa não sabia nada. E eu moro perto do Ciodes.  Botam estagiários de outros locais, que não conhecem nada. Tem que ser pessoa de Cachoeiro. Depois a Polícia ainda fez nota oficial se justificando e dizendo que o atendimento foi feito. A Polícia Interativa é importante. Lembro que na Vila Rica ela sempre se reunia com a Associação de Moradores, a gente abastecia as viaturas, trocava os pneus. Os policiais eram amigos dos moradores e as coisas funcionavam muito bem.

 

Edison Fassarella

As pessoas não querem participar dos Conselhos de Segurança nos bairros. Elas têm medo porque as pessoas mal-intencionadas desconfiam e ninguém pode fazer sequer uma ligação que acham que estão sendo denunciadas. Realmente é muito difícil conseguir quem queira, mas com certeza a Polícia Interativa é uma alternativa. (Paulo Moraes esclareceu que o Fórum de Segurança terá representantes de todos os bairros, mas os encontros serão em locais em que as pessoas não sejam identificadas facilmente ou prejudicadas. “Eles serão células de um organismo maior”)

 

Carlinhos Miranda

Todos os relatos sobre a Polícia Interativa são reais. Eu acompanhei isso de perto. O distanciamento da Polícia Militar da comunidade  levou muita gente a ter orgulho do bandido e medo da polícia. Torço para que volte, mesmo sabendo que segurança pública é dever do Estado. Nós, como cidadãos, podemos e devemos colaborar, mas não devemos ser responsabilizados. É preciso integração com a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal. Estou muito feliz com essa discussão e com a possibilidade da volta da Polícia Interativa.

 

Ruy Guedes Barbosa Júnior (Secretário Municipal de Segurança e Trânsito)

Eu fico muito feliz com essa pauta de retomar a proposta da Polícia Interativa. A gente dependia financeiramente da comunidade para funcionar, mas tudo dava certo. É preciso que a Polícia Interativa deixe de ser uma política de Governo para ser uma política de Estado. Assim não será interrompida. Mais do que a participação popular, é uma forma para que as polícias façam uma prestação de contas e supervisão do trabalho. Esse ano houve uma redução de 36% em casos de homicídio, mas o cidadão quer ver a polícia passar na sua porta e ter a sensação de segurança. Estaremos juntos e acreditamos que esse é o caminho: o envolvimento das comunidades para solução dos problemas. Quero dizer que ainda não estamos com o porte de armas liberado pela Polícia Federal por causa dos decretos do Governo que interferiram no processo, mas não paramos de tratar do assunto em nenhum momento.

 

Athos Alves (Subsecretário de Segurança)

Hoje temos uma concepção diferente de segurança e atuamos na proteção à mulher, através da Ronda de Apoio à Família (RAFA), atendemos as crianças através da Patrulha Escolar, atuamos na prevenção primária. Vejo com muito bons olhos o Fórum Interativo porque hoje temos muito mais ferramentas. Se o crime é organizado, nós, como cidadãos, precisamos nos organizar para ter um enfrentamento seguro da situação, para que possamos dar as respostas que a sociedade espera. Todo mundo tem celular e a comunicação é muito mais fácil, existem câmeras em vários pontos da cidade.

 

Sebastião de Oliveira Almeida (SubSecretário de Trânsito)

É preciso fazer investimentos na Polícia Militar. Na época da Polícia Interativa fazíamos reuniões com os presidentes de associações de moradores. Ela funcionava muito bem. E quanto ao 190, é preciso conhecer a área para atender bem ao cidadão. Do jeito que está não funciona.

 

Wesley Mendes (Presidente do Sindicato Rural)

Os produtores rurais estão armados de forma legal, com posse e porte de armas. Inclusive as mulheres estão fazendo curso de tiro. Tudo porque o Estado não está investindo em Segurança Pública como deveria. Os relatos de violência, assaltos seguidos de morte, agressões e invasões no interior são muito graves. A PM, quando a gente consegue explicar ao atendente, que não sabe onde fica nada, é que nos socorre. Porque o Ciodes não está em Cachoeiro ainda? Liguei anteontem e a pessoa fazia perguntas típicas de quem nem sabe onde é Cachoeiro. Essa situação não pode continuar. A Polícia Interativa e o Conselho Interativo, ou Fórum, é de fundamental importância. O caminho é a comunidade se unir para fazê-lo funcionar, mas o Estado não pode fugir de sua responsabilidade.

 

Inácio Daroz (Coordenador da Defesa Civil)

O povo conspira a favor de quem o protege. Esse retorno da Polícia Interativa às comunidades é de fundamental importância. Estou bem lembrado da atuação desse modelo, e ele era muito eficiente.  Eu a conheço bem e estou à disposição para somar no que for preciso e animado que esse assunto esteja em pauta.