Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara participa do Outubro Rosa

Câmara participa do Outubro Rosa

por Célia Ferreira publicado 01/10/2021 15h30, última modificação 19/10/2021 17h23

Alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este é o objetivo principal da campanha Outubro Rosa, que recentemente também tem abordado o câncer de colo do útero, outra doença grave que atinge muitas mulheres todos os dias. A adesão da Câmara de Cachoeiro à campanha já é uma tradição e a fachada do prédio já está com a decoração e iluminação especiais, em alusão à doença.

Segundo o presidente da Câmara, Brás Zagotto (PV), as atividades desenvolvidas por todas as instituições que participam da campanha são importantes e necessárias. “É uma questão de educação e conscientização, de chamar a atenção para o problema. Precisamos lembrar sempre que o câncer, principalmente o de mama, ainda é uma das doenças que mais mata mulheres no mundo”, diz Brás.

O câncer de mama (Fonte: Inca)

O objetivo do Outubro Rosa 2021 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As maiores taxas são registradas nos países desenvolvidos.

No Brasil, o câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres, e foram estimados 66.280 casos novos em 2021, com um risco de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

O câncer do colo do útero (Fonte: Inca)

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV. É o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

A infecção genital por HPV é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença. Três fatores aumentam o risco de evolução para o câncer: início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros; tabagismo (a doença está diretamente relacionada à quantidade de cigarros fumados); e o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.

A doença tem desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas em fase inicial. Nos casos mais avançados, pode haver sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.

As ações preventivas são principalmente o uso de preservativos (camisinha masculina ou feminina) durante a relação sexual com penetração, a vacinação e a realização do exame preventivo (Papanicolau).