Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara de Cachoeiro recebe palestra gratuita sobre regras eleitorais

Câmara de Cachoeiro recebe palestra gratuita sobre regras eleitorais

por Pammela Volpato publicado 19/02/2024 09h35, última modificação 19/02/2024 13h30
A palestra, promovida pela Assembleia, será realizada na próxima sexta-feira, 23 de fevereiro

Esse ano os capixabas voltam às urnas para escolher prefeitos e vereadores. Por conta do período eleitoral que se aproxima, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) está promovendo um ciclo de palestras para esclarecer o que é permitido ou não nas eleições municipais. Organizado pela Diretoria de Relações Institucionais e pela Diretoria da Casa dos Municípios e de Políticas e Ações Inclusivas, o evento conta com a participação do advogado Marcelo Nunes, renomado especialista na área, para discutir aspectos importantes e esclarecer dúvidas sobre as mudanças nas normativas eleitorais.

Em Cachoeiro de Itapemirim, a palestra será realizada na próxima sexta-feira, 23 de fevereiro, no plenário da Câmara Municipal. O evento tem início previsto para as 8h30 e é aberto ao público. Não é necessário se inscrever para participar.

A intenção é abordar o maior número de pessoas na realização dos debates, afirma o presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (Podemos). “Nossa programação abrange diversos municípios do estado, permitindo que líderes políticos, candidatos e interessados estejam atualizados e preparados para enfrentar as eleições com conhecimento pleno das regras estabelecidas. No caso dos eleitores, a ideia é que a população esteja informada e atenta para denunciar abusos. Queremos levar todas as informações sobre o pleito, para que possamos construir um ambiente democrático e participativo em todo o estado”.

Para o presidente da Câmara, Brás Zagotto (Podemos), a iniciativa é um excelente oportunidade para orientar lideranças políticas, possíveis candidatos e eleitores sobre as regras do pleito que se aproxima. “É muito importante se manter atualizado quanto às mudanças que estarão em vigor e nossa Casa de Leis está sempre de portas abertas. Tanto possíveis candidatos, quanto assessoria e a comunidade estão convidados a participar”.

A iniciativa da Assembleia conta com a parceria da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Associação das Câmaras Municipais do Estado do Espírito Santo (Ascamves) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES). A colaboração dessas entidades fortalece a proposta de informar e preparar os atores políticos e a comunidade para as mudanças que ocorrerão no cenário eleitoral.

Cronograma de palestras:

21/02/2024 - Ibatiba 
22/02/2024 - Anchieta
23/02/2024 - Cachoeiro de Itapemirim
28/02/2024 - Santa Teresa
29/02/2024 - Linhares
06/03/2024 - Nova Venécia
07/03/2024 - Conceição da Barra
08/03/2024 - Colatina
14/03/2024 - Assembleia Legislativa do ES

As palestras têm início sempre às 8h30, e serão realizadas nas câmaras municipais. O encerramento acontece no Plenário Dirceu Cardoso, na sede da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.