Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara de Cachoeiro realiza Sessão Solene dia 27 de junho com transmissão ao vivo

por Pammela Volpato publicado 01/06/2023 15h25, última modificação 01/06/2023 15h41

A Sessão Solene da Festa de Cachoeiro, realizada pela Câmara Municipal, será no próximo dia 27 de junho, a partir das 19h30, no auditório do Sesc Cachoeiro, localizado no bairro Aeroporto.

O local é o mesmo do ano passado e foi escolhido devido à excelente infraestrutura que oferece. “A Sessão Solene de 2022 foi realizada no Sesc e tivemos uma ótima experiência. Trata-se de um local amplo, confortável, de fácil acesso e com estacionamento, preparado para receber um evento desse porte”, ressalta o presidente da Câmara, Brás Zagotto (Podemos).

Além de comemorar o Dia de Cachoeiro a sessão também é um espaço para homenagens. Durante a cerimônia serão entregues os títulos de Cachoeirense Presente Nº 1 de 2023 e Cachoeirense Ausente Nº 1 de 2023 à irmã Otília e ao militar Aloísio Secchin Santos, respectivamente.

É também durante a Sessão Solene que serão entregues os títulos de Cidadãos Cachoeirenses, destinados a pessoas que nasceram em outras cidades, mas que vivem em Cachoeiro há algum tempo. Cada vereador tem direito a entregar um título. “Serão entregues ainda as comendas José Basílio de Souza, Camilo Cola, Hélio Carlos Manhães e a medalha Alcinor Fraga. Serão homenageadas cerca de 100 pessoas, que se destacam e prestaram relevantes serviços em nossa cidade”, explica Brás.

23-06-2022 (34).jpg

Transmissão ao vivo

Assim como aconteceu em 2022, este ano a Sessão Solene da Festa de Cachoeiro também será transmitida ao vivo por um canal de televisão aberto. A solenidade poderá ser acompanhada por toda a população através do Youtube da Câmara e pela TV SIM Cachoeiro, canal 16.1.

23-06-2022 (110).jpg

Dia de Cachoeiro

A ideia de Newton Braga para o Dia de Cachoeiro começou a ser difundida a partir de 1936, no Correio do Sul, jornal da família Braga. A proposta era realizar uma confraternização de todos os cachoeirenses, reunindo aqueles que já não moravam mais na cidade. A festa deveria acontecer em 29 de junho, Dia de São Pedro, padroeiro do município, por ser uma data mais próxima das férias de julho e por coincidir com um período de clima mais ameno.

A proposta foi ganhando adeptos e, em 1938, já estava decidido que aconteceria no ano seguinte. Inicialmente, a comemoração do Dia de Cachoeiro não era organizada diretamente pelo poder público, apesar de o então prefeito, Fernando de Abreu, ter atuado na comissão de organização. A festa de 1939 foi um sucesso e a tradição pegou. O título de Cachoeirense Ausente Nº 1, cuja criação também é atribuída a Newton, surgiu em 1942 – o conceito básico era nomear alguém como representante de todos os ausentes.