Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara de Cachoeiro reafirma compromisso com movimento nacional de controle do câncer

Câmara de Cachoeiro reafirma compromisso com movimento nacional de controle do câncer

por Camila Reis publicado 03/06/2025 13h30, última modificação 03/06/2025 13h30
Maitan corroborou apoio à Coalizão Cidades no Controle do Câncer, iniciativa de fortalecimento do controle oncológico no país e que tem como meta a ampliação da cobertura vacinal do HPV, que previne contra 7 tipos de câncer

O presidente da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, vereador Alexandre Maitan (União Brasil), e o procurador-geral do Legislativo, Pablo Lordes, receberam na manhã desta terça-feira (03/06), a coordenadora nacional da Coalizão Cidades no Controle do Câncer, Cibele Carneiro, e Ana Paula Castelo, Advogada e Relações Institucionais e Governamentais do Grupo de Apoio ao Portador de Câncer de Cachoeiro (Gapcci), instituição que integra o movimento nacional e atua no amparo de pacientes do município e da região. Maitan é um dos mais de 80 vereadores do Brasil comprometidos com o movimento nacional, que busca fortalecer as políticas públicas oncológicas de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado nas cidades brasileiras. 

O vereador assinou novamente a carta-compromisso da Coalizão e garantiu que irá atuar localmente para qualificar as políticas públicas oncológicas. “Nossa intenção é transformar compromissos em ações concretas de prevenção e enfrentamento do câncer.” Entre as iniciativas, o Legislativo pretende apoiar a ampliação da cobertura vacinal do HPV, para meninos e meninas de 9 a 14 anos. A vacinação previne contra sete tipos de câncer – colo de útero, peniano, anal, vulvar, vaginal, orofaringe e boca - e a meta de vacinar 90% deste público-alvo é o principal foco da Coalizão.

Cibele destacou que a incidência de câncer vem aumentando no mundo inteiro, inclusive entre jovens. “O câncer seria uma epidemia se fosse transmissível. Precisamos trabalhar juntos e preparar rapidamente os municípios para acolher de forma adequada os pacientes, fazendo cumprir as leis dos 30 e 60 dias, que preveem, respectivamente, o diagnóstico de casos suspeitos em até 1 mês pelo serviço de saúde púbica e o início do tratamento em até 2 meses para os casos confirmados.”

Ana Paula destacou a importância do combate à desinformação sobre o câncer e do trabalho de prevenção como forma de reduzir os impactos no SUS e nas famílias. “É muito importante o trabalho que fazemos na Coalizão com foco na prevenção do câncer. Prevenir é sempre o melhor caminho, pois o tratamento do câncer é geralmente complexo e caro, além de trazer sofrimento para os pacientes e suas famílias.”

Cachoeiro de Itapemirim é uma das seletas cidades brasileiras que estão recebendo a visita da Coalizão. “Nossa vinda até Cachoeiro se deve à grande mobilização feita pelo nosso parceiro local, o Gapcci, que resultou no compromisso de parte significativa do Legislativo e do Executivo com a causa oncológica”, explicou Cibele. Atualmente, o município conta com ótima cobertura vacinal do HPV – 88,59% dos meninos e 88% das meninas, segundo dados do Ministério da Saúde. “Mas sabemos que é possível avançar ainda mais. Queremos apoiar a cidade a superar a meta de 90% de cobertra vacinal do HPV e se tornar destaque nacional, bem como engajar mais líderes políticos com a causa”, explicou Cibele.  

Sobre a Coalizão

Lançada em julho de 2024 pelo Instituto de Governança e Controle do (IGCC), em parceria com organizações de referência como Abrale, Femama, Instituto Avon, Oncoguia, Instituto Vencer o Câncer e a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), a Coalizão Cidades no Controle do Câncer tem como objetivo sensibilizar gestores públicos sobre a importância de incluir o controle do câncer nos planos de governo e na pauta legislativa. A Coalizão já reúne 88 organizações em todo o país e tem a possibilidade de impactar positivamente a vida de mais de 33 milhões de brasileiros. São 42 cidades brasileiras com lideranças políticas comprometidas com a iniciativa, incluindo Cachoeiro de Itapemirim. Conheça as lideranças que integram a Coalizão aqui.