Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara de Cachoeiro lança websérie contando sua história

Câmara de Cachoeiro lança websérie contando sua história

por Pammela Volpato publicado 23/10/2023 15h55, última modificação 23/10/2023 16h20
São cinco capítulos que, além da história do Legislativo, explicam seu funcionamento e funções

Instalada em 25 de março de 1867, data em que Cachoeiro tornou-se um município, a Câmara Municipal vem garantindo à população da cidade direitos civis, políticos e sociais. Ao longo de todos esses anos, a instituição atua como símbolo de participação popular no processo democrático.

Poder Legislativo Municipal é a linha de frente da representação dos interesses da população em geral, e deve reproduzir, tanto quanto possível, a diversidade de interesses, valores e ideologias existentes na sociedade que ele representa. Com suas ações e decisões, o Parlamento ajuda a transformar esta sociedade, atuando na própria formação de sua identidade.

Embora não possa realizar obras e serviços públicos (funções do Poder Executivo), nem possa determinar o cumprimento de uma lei ou punir os infratores (funções do Poder Judiciário), a Câmara tem um papel fundamental na vida de cada cidadão. Afinal, são as leis aprovadas na Câmara que determinam como será a administração pública e o funcionamento do município.

Para criar leis, os vereadores precisam saber quais são as necessidades de cada segmento da sociedade. Por isso, eles mantêm contato direto com a população, através de visitas e reuniões. Além disso, os edis organizam audiências públicas para discutir projetos de lei ou assuntos diversos com a população.

Entretanto, nem todos sabem como é funcionamento de uma Câmara Municipal e quais são as suas funções. E são essas questões que a websérie “História da Câmara de Cachoeiro – O documentário” vai esclarecer. São cinco episódios que, além de contar a história do Legislativo, explicam seu funcionamento e funções.

Para o presidente do Legislativo, Brás Zagotto (Podemos), é muito importante essa aproximação dos vereadores com a sociedade e também mostrar que o cargo de vereador não se restringe a participar das votações nas sessões. “Somos vereadores 24 horas por dia, todos os dias, e estamos presentes em todas as discussões que envolvem a cidade. Diariamente recebemos dezenas de demandas da população, às quais, no que está dentro das nossas possibilidades, procuramos buscar as soluções, pois os cidadãos precisam desse apoio. Uma iniciativa como essa, da websérie, vai dar mais visibilidade ao Poder Legislativo.”

Assista ao primeiro episódio da websérie clicando AQUI