Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara de Cachoeiro é destaque na transparência estadual

Câmara de Cachoeiro é destaque na transparência estadual

por Célia Ferreira publicado 20/08/2021 10h35, última modificação 20/08/2021 10h38

A Câmara Municipal de Cachoeiro ficou em segundo lugar geral no ranking estadual de Transparência divulgado esta semana pelo Tribunal de Contas do Estado. A apuração aconteceu de novembro de 2020 a março de 2021, e o foco é a transparência ativa, ou seja, aquela pela qual o cidadão tem acesso às informações dos órgãos públicos pela internet, sem a necessidade de solicitação ou justificativa prévia.

Quando assumimos a presidência da Câmara, assumimos também a responsabilidade de conduzir nosso legislativo com transparência e honestidade, e é uma alegria muito grande ter o reconhecimento de nosso trabalho logo no início da gestão”, comemora o presidente da Câmara, Brás Zagotto (PV).

O presidente ressalta que essa vitória se torna ainda mais importante quando se considera que o Legislativo Municipal estava em 67º no ranking anterior, divulgado em 2018. Naquela ocasião, o Tribunal de Contas coletou os dados logo após a Câmara ter sofrido dois ataques de hackers, que danificaram e paralisaram durante meses todos os seus sistemas, inclusive o Portal da Transparência na internet. Essa recuperação demonstra a competência técnica e o compromisso do nosso Legislativo para prestar o melhor serviço à população de Cachoeiro”, afirma ele.

Brás também destaca o mérito do ex-presidente da Câmara, Alexon Cipriano, já que a avaliação do Tribunal de Contas inclui os dois últimos meses da administração anterior. E garante que sua intenção, agora,é levar a Câmara de Cachoeiro ao primeiro lugar no próximo ranking. “Estamos proporcionando as condições para que isso ocorra, e tenho a certeza de contar com o engajamento de servidores e vereadores nessa empreitada”, diz o presidente.

A transparência na gestão pública é um importante mecanismo de controle social, que possibilita ao cidadão verificar como os recursos públicos estão sendo utilizados. O levantamento do Tribunal de Contas avalia todos os dados contidos nos portais dos legislativos dos municípios capixabas, desde a atividade legislativa, como projetos aprovados e resultado de votações, por exemplo, até as informações administrativas, como licitações, contratos, relação de servidores, folha de pagamento, despesas, auditorias e muito mais. A facilidade de acesso aos dados também é considerada.